Vestibulando...

 
Caros alunos e amigos,
Este ano o Vestibular está mais exigente. A Comperve determinou 27, 28 e 29 de novembro de 2011 para a realização do exame. Hoje 27, 1º dia de prova. AMANHÃ (28) TEM A REDAÇÃO.
Veja abaixo algumas dicas para a redação. Pode vir uma proposta para o vestibulando produzir uma CARTA ARGUMENTATIVA, EDITORIAL ou ARTIGO DE OPINIÃO.

NÃO ESQUEÇA. Todos são textos dissertativo-argumentativos

Carta argumentativa

    Coloque local e data;
    Só coloque título se pedir ou vier na proposta “Tema-base”.
    Coloque o destinatário – para quem se destina a informação da carta. Lembre-se que pode ser para uma pessoa ou um grupo.
    Coloque a saudação de acordo com o grau de formalidade e observe o singular (para uma pessoa) ou plural (mais de uma).
    Inicie com parágrafo – letra maiúscula e tome cuidado com os nomes próprios.
    Faça um esquema antes de redigir o texto – quantos parágrafos vai dedicar a introdução, ao desenvolvimento e a conclusão.
    Não se esqueça de definir sua tese (o seu ponto  de vista – a ideia que você vai defender). Deixa-a claro e escolha os argumentos. Não extrapole na argumentação, bastam alguns argumentos que dêem conta da ideia e do espaço do seu texto. Administre os espaços e o tempo da redação.


    Faça a conclusão com a retomada – não esqueça de reforçar o seu ponto de vista. De preferência reafirme, escreva o seu ponto de vista novamente na conclusão com outras palavras.
    Após o parágrafo conclusivo, coloque a saudação de despedida (Ex. Atenciosamente) e, em seguida, o remetente. O nome da pessoa, representante ou órgão que enviou a carta. Não coloque o seu nome. Leia a proposta da redação e coloque o nome que se pede. Veja modelos abaixo.

        Carta Argumentativa


      Carta Argumentativa

      Carta Argumentativa
      Editorial
      Lembre-se: este gênero textual é também utilizado para publicação. Mas as ideias contidas nele não representam a concepção do autor. As ideias representam o ponto de vista do jornal, revista, etc. ou seja, o meio de comunicação assume a responsabilidade pelas informações do texto.
      Não é um texto assinado.
      Da mesma, forma que o artigo de opinião, coloque local, data e na linha inicial, coloque um título.
      Inicie com parágrafo – letra maiúscula e tome cuidado com os nomes próprios.
      Faça um esquema antes de redigir o texto – quantos parágrafos vai dedicar a introdução, ao desenvolvimento e a conclusão.
      Não se esqueça de definir sua tese (o seu ponto  de vista – a ideia que você vai defender). Deixa-a claro e escolha os argumentos. Não extrapole na argumentação, bastam alguns argumentos que dêem conta da ideia e do espaço do seu texto. Administre os espaços e o tempo da redação.
      Faça a conclusão com a retomada – não esqueça de reforçar o seu ponto de vista. De preferência reafirme, escreva o seu ponto de vista novamente na conclusão com outras palavras. Veja abaixo alguns modelos.
      Trecho de Editorial

       
      Artigo de opinião
      Lembre-se que, geralmente, na proposta este gênero textual é pedido com o intuito de publicá-lo num jornal, revista, site, blog, enfim, em algum meio de comunicação.
      É um gênero textual assinado. O autor se responsabiliza pelas informações contidas no texto.
      Para publicação, lembre-se de colocar local e data.
      Coloque um título sem copiar o tema. O título deve ser curto e tirado do seu texto, da sua ideia.
      Da mesma forma que a carta argumentativa, inicie com parágrafo – letra maiúscula e tome cuidado com os nomes próprios.
      Faça um esquema antes de redigir o texto – quantos parágrafos vai dedicar a introdução, ao desenvolvimento e a conclusão.
      Não se esqueça de definir sua tese (o seu ponto  de vista – a ideia que você vai defender). Deixa-a claro e escolha os argumentos. Não extrapole na argumentação, bastam alguns argumentos que dêem conta da ideia e do espaço do seu texto. Administre os espaços e o tempo da redação.
      Faça a conclusão com a retomada – não esqueça de reforçar o seu ponto de vista. De preferência reafirme, escreva o seu ponto de vista novamente na conclusão com outras palavras.

      Carta pessoal

      Sobre Artigo de Opinião
       
      Importante:
      Obedeçam as margens do texto. Não ultrapasse as laterais (esquerda e direita).
      Saiba que palavras podem ser separadas em sílabas, mas você não pode quebrar as sílabas, nem tampouco, formar sílabas somente com consoantes – essa informação serve para a questão do espaço no final das linhas na margem direita do texto.

      Coloquei alguns textos argumentativos produzidos por alguns alunos (sem identificação) com perguntas e respostas para análise. Faça de conta que você é o professor que vai corrigir as provas e faça sua correção respondendo as questões propostas.

      Esses textos são para usos pedagógicos e didáticos. Disponíveis para professores e alunos.

      Escolha alguns textos e responda as questões que estão no final dessa postagem.
      Texto 1


      Texto 2

      Texto 3

      Texto 4
      Análise do texto 4
      O aluno seguiu a proposta pedida para a redação?
      Resp. Parcialmente. Mesmo com alguns problemas na escrita e nas ideias, o autor atendeu a alguns requisitos exigidos na proposta.
      Na  proposta tem "tema-base", assim, o aluno deveria ter colocado um título. Ele fez isso? 
      Resp. Não colocou o título.

      O aluno defendeu um ponto de vista?
      Resp. De forma não muito clara entende-se que a corrupção no Brasil é muito grande. Isso é um posicionamento.
      Quais argumentatos foram utilizados para defender o ponto de vista?
      Resp. Para o povo brasileiro não existe honestidade e isso ajuda a aumentar a corrupção;
      Os políticos corruptos fazem promessas para a saúde e não cumprem.



      Quantos parágrafos o aluno dedicou ao texto?
      Resp. quatro parágrafos.

      Ele organizou o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão? Onde começa e termina cada parte?
      Introdução
      Desenvolvimento

      Conclusão
      O aluno usou palavras que ligam e relacionam os termos do texto? Coesão textual.
      Resp. Usou alguns corretos e vários de forma equivocada e inadequada. O verbo é se confunde com a conjunção e porque o autor não colocou o acento agudo. Na conclusção usou a conjunçao conclusiva "Enfim" de forma adequada, mas não usou vírgula e na conclusão não fez a reafirmação da tese; centrou-se ao argumento das promessas. Nem a palavra "corrupção" ou algum sinônimo foi usado no desfecho.
      No 3º parágrado colocou a conjunção "mas" adequada. o termo "enquanto isso" usado corretamente.

      O aluno usou algum termo para iniciar a conclusão?
      Resp. Usou a conjunção "Enfim", mas não teve na continuidade uma ideia de conclusão.

      O aluno obedeceu as margens esquerda e direita não ultrapassando-as?
      Resp. Sim. Cumpriu as margens e colocou os espaços dos parágrafos.
      Tem inadequações de ortografia? Quais?
      Resp. Muitos. Brasil com "b" minúsculo;  o verbo "compram" ficou "compão"; no 3º parágrado colocou a palavra "sinal" no lugar de "final"; a expressão no 4º parágrafo "remédios nas escolas falta de professores etc", está confusa pela falta do uso da vírgula. A palavra expectativa está inadequada.

      Tem inadequações de concordâncias?  Quais?
      Na conclusão, "nenhuma resultado"; não tem concordância. Outras concordâncias foram usadas adequadamente: Eles prometem, os políticos compão, (Mesmo estando escrito de forma inadequada, entende-se que a intenção era concordar com o sujeito no plural).

      O texto seguiu ao que se pede quanto a impessoalidade?
      Resp. Não. O autor inicia o texto com a expressão "Na minha opinião...".

      O texto atendeu a norma culta?
      Resp. O autor usa expressões cotidianas e marcas de fala o que foge da norma culta. "...chupando o dedo", "ai".

      O texto é coerente?
      Resp. Parcialmente, embora tenha algumas frases incompreensíveis. Não se entende a ideia do 2º parágrafo. Dá para entender o que o autor quer dizer sobre os políticos e a corrupção.


      Texto5

      Texto 6

      Texto7

      Texto 8

      Texto 9

      Texto 10

      Texto 11

      Texto 12

      Texto 13

      Texto 14
      Escolha alguns desses textos e procure responder a essas questões.

      O aluno seguiu a proposta pedida para a redação?
      Na  proposta tem "tema-base", assim, o aluno deveria ter colocado um título. Ele fez isso?
      O aluno defendeu um ponto de vista?

      Quais argumentatos foram utilizados para defender o ponto de vista?
      Quantos parágrafos o aluno dedicou ao texto?
      Ele organizou o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão? Onde começa e termina cada parte?
      O aluno usou palavras que ligam e relacionam os termos do texto? Coesão textual.
      O aluno usou algum termo para iniciar a conclusão?
      O aluno obedeceu as margens esquerda e direita não ultrapassando-as?
      Tem inadequações de ortografia? Quais?
      Tem inadequações de concordâncias?  Quais?
      O texto seguiu ao que se pede quanto a impessoalidade?

      O texto atendeu a norma culta?

      O texto é coerente?

      Por Cledenilson Moreira
      www.clednews.blogspot.com

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