Caros alunos e amigos,
Este ano o Vestibular está mais exigente. A Comperve determinou 27, 28 e 29 de novembro de 2011 para a realização do exame. Hoje 27, 1º dia de prova. AMANHÃ (28) TEM A REDAÇÃO.
Veja abaixo algumas dicas para a redação. Pode vir uma proposta para o vestibulando produzir uma CARTA ARGUMENTATIVA, EDITORIAL ou ARTIGO DE OPINIÃO.
NÃO ESQUEÇA. Todos são textos dissertativo-argumentativos
Carta argumentativa
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Carta Argumentativa |
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Carta Argumentativa |
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Carta Argumentativa |
Editorial
Lembre-se: este gênero textual é também utilizado para publicação. Mas as ideias contidas nele não representam a concepção do autor. As ideias representam o ponto de vista do jornal, revista, etc. ou seja, o meio de comunicação assume a responsabilidade pelas informações do texto.
Não é um texto assinado.
Da mesma, forma que o artigo de opinião, coloque local, data e na linha inicial, coloque um título.
Inicie com parágrafo – letra maiúscula e tome cuidado com os nomes próprios.
Faça um esquema antes de redigir o texto – quantos parágrafos vai dedicar a introdução, ao desenvolvimento e a conclusão.
Não se esqueça de definir sua tese (o seu ponto de vista – a ideia que você vai defender). Deixa-a claro e escolha os argumentos. Não extrapole na argumentação, bastam alguns argumentos que dêem conta da ideia e do espaço do seu texto. Administre os espaços e o tempo da redação.
Faça a conclusão com a retomada – não esqueça de reforçar o seu ponto de vista. De preferência reafirme, escreva o seu ponto de vista novamente na conclusão com outras palavras. Veja abaixo alguns modelos.
Trecho de Editorial |
Artigo de opinião
Lembre-se que, geralmente, na proposta este gênero textual é pedido com o intuito de publicá-lo num jornal, revista, site, blog, enfim, em algum meio de comunicação.
É um gênero textual assinado. O autor se responsabiliza pelas informações contidas no texto.
Para publicação, lembre-se de colocar local e data.
Coloque um título sem copiar o tema. O título deve ser curto e tirado do seu texto, da sua ideia.
Da mesma forma que a carta argumentativa, inicie com parágrafo – letra maiúscula e tome cuidado com os nomes próprios.
Faça um esquema antes de redigir o texto – quantos parágrafos vai dedicar a introdução, ao desenvolvimento e a conclusão.
Não se esqueça de definir sua tese (o seu ponto de vista – a ideia que você vai defender). Deixa-a claro e escolha os argumentos. Não extrapole na argumentação, bastam alguns argumentos que dêem conta da ideia e do espaço do seu texto. Administre os espaços e o tempo da redação.
Faça a conclusão com a retomada – não esqueça de reforçar o seu ponto de vista. De preferência reafirme, escreva o seu ponto de vista novamente na conclusão com outras palavras.
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Carta pessoal |
Sobre Artigo de Opinião |
Importante:
Obedeçam as margens do texto. Não ultrapasse as laterais (esquerda e direita).
Saiba que palavras podem ser separadas em sílabas, mas você não pode quebrar as sílabas, nem tampouco, formar sílabas somente com consoantes – essa informação serve para a questão do espaço no final das linhas na margem direita do texto.
Coloquei alguns textos argumentativos produzidos por alguns alunos (sem identificação) com perguntas e respostas para análise. Faça de conta que você é o professor que vai corrigir as provas e faça sua correção respondendo as questões propostas.
Esses textos são para usos pedagógicos e didáticos. Disponíveis para professores e alunos.
Escolha alguns textos e responda as questões que estão no final dessa postagem.
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Texto 1 |
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Texto 2 |
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Texto 3 |
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Texto 4 |
Análise do texto 4
O aluno seguiu a proposta pedida para a redação?
Resp. Parcialmente. Mesmo com alguns problemas na escrita e nas ideias, o autor atendeu a alguns requisitos exigidos na proposta.
Na proposta tem "tema-base", assim, o aluno deveria ter colocado um título. Ele fez isso?
Resp. Não colocou o título.
O aluno defendeu um ponto de vista?
Resp. De forma não muito clara entende-se que a corrupção no Brasil é muito grande. Isso é um posicionamento.
Resp. Para o povo brasileiro não existe honestidade e isso ajuda a aumentar a corrupção;
Os políticos corruptos fazem promessas para a saúde e não cumprem.
Resp. quatro parágrafos.
Ele organizou o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão? Onde começa e termina cada parte?
O aluno usou palavras que ligam e relacionam os termos do texto? Coesão textual.
Resp. Usou alguns corretos e vários de forma equivocada e inadequada. O verbo é se confunde com a conjunção e porque o autor não colocou o acento agudo. Na conclusção usou a conjunçao conclusiva "Enfim" de forma adequada, mas não usou vírgula e na conclusão não fez a reafirmação da tese; centrou-se ao argumento das promessas. Nem a palavra "corrupção" ou algum sinônimo foi usado no desfecho.
No 3º parágrado colocou a conjunção "mas" adequada. o termo "enquanto isso" usado corretamente.
O aluno usou algum termo para iniciar a conclusão?
Resp. Usou a conjunção "Enfim", mas não teve na continuidade uma ideia de conclusão.
O aluno obedeceu as margens esquerda e direita não ultrapassando-as?
Resp. Sim. Cumpriu as margens e colocou os espaços dos parágrafos.
Tem inadequações de ortografia? Quais?
Resp. Muitos. Brasil com "b" minúsculo; o verbo "compram" ficou "compão"; no 3º parágrado colocou a palavra "sinal" no lugar de "final"; a expressão no 4º parágrafo "remédios nas escolas falta de professores etc", está confusa pela falta do uso da vírgula. A palavra expectativa está inadequada.
Tem inadequações de concordâncias? Quais?
Na conclusão, "nenhuma resultado"; não tem concordância. Outras concordâncias foram usadas adequadamente: Eles prometem, os políticos compão, (Mesmo estando escrito de forma inadequada, entende-se que a intenção era concordar com o sujeito no plural).
O texto seguiu ao que se pede quanto a impessoalidade?
Resp. Não. O autor inicia o texto com a expressão "Na minha opinião...".
O texto atendeu a norma culta?
Resp. O autor usa expressões cotidianas e marcas de fala o que foge da norma culta. "...chupando o dedo", "ai".
O texto é coerente?
Resp. Parcialmente, embora tenha algumas frases incompreensíveis. Não se entende a ideia do 2º parágrafo. Dá para entender o que o autor quer dizer sobre os políticos e a corrupção.
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Texto5 |
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Texto 6 |
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Texto7 |
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Texto 8 |
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Texto 9 |
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Texto 10 |
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Texto 11 |
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Texto 12 |
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Texto 13 |
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Texto 14 |
Escolha alguns desses textos e procure responder a essas questões.
O aluno seguiu a proposta pedida para a redação?
Na proposta tem "tema-base", assim, o aluno deveria ter colocado um título. Ele fez isso?
O aluno defendeu um ponto de vista?
Quais argumentatos foram utilizados para defender o ponto de vista?
Quantos parágrafos o aluno dedicou ao texto?
Ele organizou o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão? Onde começa e termina cada parte?
O aluno usou palavras que ligam e relacionam os termos do texto? Coesão textual.
O aluno usou algum termo para iniciar a conclusão?
O aluno obedeceu as margens esquerda e direita não ultrapassando-as?
Tem inadequações de ortografia? Quais?
Tem inadequações de concordâncias? Quais?
O texto seguiu ao que se pede quanto a impessoalidade?
O texto atendeu a norma culta?
O texto é coerente?
Por Cledenilson Moreira
www.clednews.blogspot.com
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