TRIBUNA DO NORTE DESTACA CINEMA DE PEDRO VELHO-RN

O maior jornal do Estado do Rio Grande do Norte - TRIBUNA DO NORTE - destacou em sua sessão de cultura, o cinema de Pedro Velho, a partir da II Conferência de Cultura de Pedro Velho. O palestrante Josenilton informou a um jornalista da TRIBUNA a existência do Espaço Cultural Genar Bezerril em nossa cidade e me ligou (clednews.com), pediu informações sobre o Espaço e forneci dados do local e da proposta inicial e atual que a ida da Secretaria Municipal de Educação para o antigo Cinema, mas sem alteração da ideia inicial. Forneci o telefone de Bezerril, o proprietário e cedi uma foto do clednews.com para a matéria que destaca a necessidade de promover cinema no interior do RN. Veja a matéria na íntegra logo abaixo com a foto cedida ou pelo link: 

Um cinema sem filmes
Publicação: 17 de Agosto de 2013 às 00:00
Comentários0


O potencial de criação cinematográfica em cidades do interior do RN, nem sempre corresponde ao interesse do público em prestigiar as sessões de uma sala de exibição. Em Pedro Velho, município a cerca de 80 km da capital, uma sala particular de cine-teatro deixou de funcionar por falta de plateia. Criada em 2008 pelo eletrotécnico Genar Bezerril Júnior, 55, o cinema funcionou até 2011 com projetor multimídia e sistema de som home-theater. 

FOTO: clednews.com

Em Pedro Velho, um cinema à espera de filmes e público

Bezerril adquiriu cadeiras do extinto Cine Rio Grande, onde hoje funciona uma igreja, e diz que herdou do pai o gosto pela sétima arte. “Me espelhei muito nas coisas dele. Meu pai saia de Pedro Velho para ir ao cinema em Natal levando os nove filhos, lembro bem das filas para ver os clássicos”, disse o terceiro filho mais novo do professor e filatelista Genar Bezerril.

Os ingressos custavam R$ 1 e exibiam desde Homem Aranha até filmes de faroeste. Bezerril chegou a fazer sessões com Spartacus, Ben-Hur, e sempre que um filme novo saia em DVD entrava em cartaz – também tentou horários alternativos. “Fiz de tudo dar continuidade, senti muito em ter parado, é uma coisa que eu gosto. Me chamavam de doido pois todo mundo já tinha DVD, mas é diferente ver um filme num lugar com outras pessoas, tem o lado da socialização”, garante.

O espaço foi alugado para a Prefeitura de Pedro Velho por dois anos, será sede da Secretaria Municipal de Educação, mas o proprietário fez um acordo para continuar usando o palco do cine-teatro para apresentações de alunos escola Centro Educacional Genar Bezerril.

Mapeamento

O cine-teatro de Pedro Velho foi ‘descoberto’ pelo antropólogo e produtor cultural Josenilton Tavares, que esteve na cidade na semana que passou como palestrante durante a II Conferência Municipal de Cultura.  “O espaço está ocioso enquanto cinema, mas está bem conservado e sendo utilizado como auditório. O fato é que está pronto para receber uma sessão!”, constatou.

“Será que o Cineclube Natal ou a ABDeC-RN sabem da existência daquele lugar? Se tem um equipamento desse, por que não ocupar, por que não levar uma mostra pra lá?”, questiona. “Essas ‘descobertas’ nos mostram que conhecemos pouco do Estado e provoca uma curiosidade para saber se há outros lugares como esse por aí”.


Comentários