Governo do RN corta gratificações dos Diretores.

Os diretores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte tiveram uma surpresa ao retirar o contracheque nos caixas eletrônicos. Sem nenhum aviso prévio, e sem nenhuma explicação, o Governo do RN, na gestão da Governadora Rosalba cortou a função gratificada dos diretores. Uma medida de total descompromisso com a educação. Os diretores recebem uma carga de responsabilidade muito grande quando tem que resolver problemas e situações na escola que envolvem profissionais, estrutura, alunos e comunidades escolar. Uma situação desagradável de conflitos entre alunos e que envolvem os pais, é desgastante para qualquer mediador. O diretor atua nessa mediação expondo-se até ao perigo, uma vez que as escolas de hoje não são pacificas e, lamentavelmente, enfrentam problemas de violência e drogas.  Além disso, as frequentes mudanças de comportamento dos estudantes são desafios para os professores e diretores, este último, onde recai a responsabilidade de exercer o comando e encontrar soluções, muitas vezes, psicológicas.
Uma grande parte de diretores dedicam seu tempo a escola além das 30 horas do professor e não tem fim de semana que este profissional não precise abrir a escola para resolver algum problemas ou necessidade.
A função gratificada, que é lei, foi retirada de forma irresponsável, há diretores que utilizam a gratificação na própria escola para eventos, jogos, viagens de alunos, material, etc.

Como se não bastasse o descaso que se apresenta nas escolas como falta de profissionais e condições de trabalho, o corte da função gratificada não é medida de ajuste que resolvam as questões mais urgentes da educação. Em véspera de greve estadual, mascada para o dia 12 de agosto pelo Sinte-RN, essa medida vem piorar ainda mais a situação da educação do RN, quando sabemos que os alunos são os mais prejudicados. A governadora deveria se pronunciar sobre o caso antes que a situação torne-se crônica e tenhamos que enfrentar uma greve também de diretores; o que seria “o fim da picada” para o Governo.

A 3ª DIRED informou hoje que a gratificação dos diretores não será cortada definitivamente. A Secretaria Estadual está estudando a possibilidade de uma Folha Suplementar, mas se não der certo, sairá retroativo em 30 de agosto. Boa notícia para os gestores.



Comentários