PREFEITO PIORA O ESTADO DE GREVE EM PEDRO VELHO-RN

 
Site do Sinte-RN destaca greve na educação municipal de Pedro Velho-RN.
Em Assembleia nesta tarde de terça-feira (10/07/2012) os professores e servidores da educação pública municipal de Pedro Velho decidiram ampliar o ESTADO DE GREVE com redução de 2 horas no expediente e já com indicativo de PARALISAÇÃO GERAL marcada para o dia 19 de julho na assembleia às 8 horas na Escola Municipal Grimaldi Ribeiro.
O agravante ocorreu devido a um ofício emitido pelo Prefeito e o seu procurador ameaçando os funcionários da educação com cortes de salários. A categoria entendeu que o Plano de Carreira, na prática, já recebeu cortes na letra (promoção horizontal), níveis (promoção vertical), deslocamento, licença-prêmio e outros direitos. Os professores hoje estão sem PISO NACIONAL (Lei Federal) e com o Plano de Carreira ameaçado de destruição completa. São os direitos adquiridos para 30 anos de carreira de uma categoria inteira sendo penalizada pela atual gestão.
 
Quando os profissionais da educação esperam uma proposta que resolva a situação, a administração entra com contradições dizendo que não tem dinheiro para pagar o PISO nem cumprir as Leis de Direitos da categoria, mas coloca no ofício que vai instalar relógios (Ponto eletrônico) nas escolas. Como vão comprar vários relógios se dizem que não tem dinheiro para nada? Os profissionais se sentiram sob o domínio do Médici na Ditadura Militar, mas não recuaram as ameaças e a partir dessa quarta-feira (11/07) cada escola da rede municipal terá expediente reduzido: pela manhã, das 7 às 9horas; à tarde, das 13h às 15horas.
Não havendo nenhuma resposta positiva sobre a garantia dos direitos dos profissionais da educação até o dia 18/07, haverá GREVE GERAL deflagrada no dia 19/07. Outros movimentos reivindicatórios serão programados nos órgãos de imprensa e outros meios de divulgação.
 
Os professores foram acusados de politicagem, mas todos sabem que têm direitos a escolher o partido, o time de futebol, a religião e o lado que querem. O mais importante está a defesa do bolso de cada um, primeiro compromisso. Os direitos são direitos e isso não se nega. Seja quem for o gestor, os direitos devem ser mantidos ou ampliados e nunca cortados. A categoria já está ciente de que os discursos relacionando a greve ao movimento partidário serão desculpas para não fazer melhor. Nada impede que o atual gestor faça melhor do que o prefeito anterior. Precisamos de algo a mais do que só apontar erros dos outros. Quem está no poder deve procurar caminhos competentes para resolver os problemas. Como dizia o atual secretário de administração: “Lei não se discute, se cumpre”.
 
Assim, ficou decidido:
Redução de 2 horas em cada expediente escolar;
Ofício a Juíza e Promotoria pedindo implantação do PISO já;
Pedido de reunião de negociação com representantes da Comissão de greve, SINTE-RN e Poder Público.
Dia 19 de julho – INDICATIVO DE GREVE caso não haja proposta positiva à categoria.
Foram apontados na assembleia os seguintes fatos prejudiciais aos profissionais da educação:
Todos os professores não receberam o PISO 2012 – Lei Federal;
 
Alguns professores não receberam a mudança de letra desde março, a mudança de nível desde abril, alguns tiveram o deslocamento cortado, outros não receberam títulos de 5% (180 horas) e para piorar, os servidores ainda não receberam o pagamento de junho até essa data. Os servidores também tiveram o Plano de carreira cortado.
Os profissionais da educação em geral ainda sofrem com erros e mais erros nos contracheques referentes a salários. Não se trata somente de atrasos no pagamento, mas também de CORTES DE DIREITOS.


Comentários

  1. O primeiro ponto eletrônico deveria ser colocado na prefeitura pra o prefeito e sua equipe. Por que Ponto eletrônico só nas escolas? É mais perseguição é?

    ResponderExcluir
  2. Que situação chegamos, de um lado certo (os Professores)de outro errado (o prefeito)ameaçando.kd a justiça naum existe nesse município? então se naum tem acordo GREVE GERAL!

    ResponderExcluir

Postar um comentário