Morre mais um filho de Pedro Velho-RN


Morre o ex-juiz do TRE-PB Lyra Benjamin

Neste domingo, 8, faleceu o ex-juiz do TRE-PB, Lyra Benjamin de Torres. O corpo está sendo velado na Morada da Paz e será sepultado às 16h, no Cemitério da Boa Sentença.

O ex-juiz nasceu na cidade de Pedro Velho, no estado do Rio Grande do Norte e formou-se em Direito na Universidade Federal da Paraíba no ano de 1971. Exerceu o cargo de Fiscal Auxiliar de tráfego do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PB), de 1967 a 1969.

Entre os anos de 1969 e 1973, foi assessor administrativo da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), tornando-se, em seguida, advogado integrante do Corpo Jurídico do mesmo órgão, função que exerceu por muitos anos. Ex-professor do Instituto Paraibano de Educação, Benjamin também era sócio-diretor do Escritório de Advocacia Lyra Benjamin & Torres Advogados. Já foi juiz substituto do TRE-PB no ano de 2006 e 2008.

Fonte: WSCOM Online.



Em tempo: O Dr. Lyra Benjamim é irmão do ex-vereador de Pedro Velho-RN Zezé Torres. Como advogado, Dr. Lyra deu grande contribuição para a sociedade de Pedro Velho quando aceitou a causa dos trabalhadores que foram lesados no 1º concurso público realizado na Gestão do Ex-prefeito Milson Costa (Miro) em 1996. Muitos funcionários de Pedro Velho, hoje, efetivos não estariam no cargo se não fosse a atuação de Dr. Lyra que anulou um concurso fraudulento.

Nossos sentimentos aos familiares do Dr. Lyra Torres e nossos pêsames pela perda de mais um filho de Pedro Velho-RN.

Por Cledenilson Moreira.



Comentários

  1. esse homem era um exemplo pra nossa cidade,descanse em paz dr lira...

    ResponderExcluir
  2. Exemplo a ser seguido por todos...

    ResponderExcluir
  3. VNT direto do MPF/RN



    O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou o ex-prefeito de Pedro Velho Elizeu Jalmir de Macedo por ocultar documentos públicos, crime punido com dois a seis anos de reclusão e multa. A denúncia revela que o ex-gestor não deixou, na sede da Prefeitura, documentação relativa ao uso de recursos federais repassados ao município durante a gestão dele, especialmente entre 2007 e 2009. Elizeu Jalmir foi prefeito de Pedro Velho de 2005 até 2009, quando teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral.


    As testemunhas ouvidas no curso das investigações confirmaram a ausência da documentação nos arquivos da prefeitura. Em fiscalização, a Controladoria-Geral da União não localizou documentos que comprovassem receitas e despesas referentes aos anos de 2007 a 2009. Segundo o MPF/RN, a conduta praticada por Elizeu Jalmir tem impedido o atual prefeito Lenivaldo Brasil Fernandes de regularizar o Município de Pedro Velho junto aos órgãos federais, pondo fim às restrições cadastrais da prefeitura.


    O procurador da República Paulo Sérgio Rocha, que assina a denúncia, destaca que a ausência desses documentos impossibilita desde a prestação de contas até o próprio controle dos atos administrativos, causando inúmeros transtornos ao município e, sobretudo, à população. Para o procurador, tal documentação pública não poderia ter sido ocultada ou apropriada por particular em detrimento do arquivo público do município.


    Com isso, o MPF/RN deixa o alerta: os prefeitos precisam deixar todos os documentos na sede da Prefeitura, mesmo quando são cassados ou quando o sucessor é alguém da oposição. Os documentos da Prefeitura são públicos e podem ser fiscalizados pela população e pelas autoridades. A supressão de documentos é crime previsto no artigo 305 do Código Penal, com pena de até seis anos de reclusão e multa.


    A denúncia será analisada pela 2ª Vara da Justiça Federal.


    Nº da ação para acompanhamento na Justiça Federal: 0008262-94.2011.4.05.8400


    * O réu não poderá ser considerado culpado até a sentença final condenatória, ou seja, quando não couber mais recurso.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no RN
    Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675

    Postado por Beto Bello às 12:12 0 comentários

    Marcadores: Notícias-Agreste/RN, PEDRO VELHO/RN

    ResponderExcluir
  4. isso é notícia velha de 2010, as noticias novas só sai do prefeito atual e em jornais estaduais e nacionais. copiaram essa noticia velha ja ultrapassada e resolvida na justiça do site postado por beto bello e colaram nesse espaço de comentário. noticia velha jornal velho. coloquem coisa nova.

    ResponderExcluir
  5. Cleando, mande por e-mail uma matéria completa com algumas fotos q farei a publicaçao da postagem. Cledenilson - administrador do clednews.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário