Mulheres



 História do Dia Internacional da Mulher
Significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade

 História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

 Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.





As mulheres atualmente ocupam espaço de referência no âmbito mundial. É o caso de Angela Merkel (Chanceler alemã), Dilma Rusself ( Presidenta do Brasil), Cristina Fernández de Kirchner (Presidente da Argentina), Hillary Clinton, (Secretária de Estado dos Estados Unidos) no âmbito político. Diversas estrelas de cinema merecem destaques pelas causas sociais que adotam como contribuir com pessoas de países pobres no combate a AIDS e a fome, como Angelina Jolie, Madonna, Shakira e Jennifer Lopez.



No Brasil, se diz que elas (as mulheres) mandam. Dilma é a primeira mulher da história do Brasil a assumir a Presidência da República. No nosso Estado (RN) Rosalba Ciarlini é a atual governadora. Na capital do Estado (Natal) outra mulher (Micarla) é a prefeita.  Em outros Estados algumas mulheres governam e tomam decisões que fazem parte da vida das pessoas.





 Essas conquistas são resultados de um processo de amadurecimento da mentalidade do povo. É um avanço na conscientização das pessoas contra o preconceito e a discriminação. É uma vitória ainda tênue da educação e um caminho ao ideal de povo civilizado.




Todas Elas

Roupa Nova

Mulheres querem te dirigir
Mulheres sabem decidir
Mulheres querem ter muito mais
Mulheres são a mãe de todos nós
Mulheres são legais

Mulheres podem te provocar
Mulheres sabem ser fatais
Mulheres roubam teu coração
Mulheres vão da brisa a temporais
Mulheres são demais

Doce adolescência da inocência sem pudor
Querem o mundo, não sabem esperar

Têm a pressa de saber o que é o amor
Alguém, uma vida

Todas elas são tão iguais
Todas têm seus desejos

Mulheres pregam a comunhão
Mulheres querem se separar
Mulheres lindas na gravidez
Mulheres que só pensam em gastar
Sensacionais

Pelos trinta anos elas sabem onde pisar
Suas cabeças já estão no lugar

Dão um jeito de fazer acontecer
E têm esperança
Depois que os anos passam

Marcas na face mostram alegrias e tristezas
Não tem volta, só lembranças.

Vale a pena ontem, hoje e amanhã
Enfim, são mulheres.



Por Cledenilson Moreira
www.clednews.blogspot.com

Comentários