Homenagem a Sr.Jajau - Pedro Velho-RN

              SGT. JALDEMAR NUNES (Sr. Jajau). Pedro Velho-RN perdeu um portador de memória do lugar que deu grande contribuição para resgatar a história de Pedro Velho ajudando estudantes e profissionais com informações sobre a origem e a vivência de Cuitezeiras, além da preservação do nosso patrimônio histórico e cultural. Nossa homenagem a Sr. Jajau.
Sr. Jaldemar Nunes - Jajau
1935 - 2012

              Sr. Jajau foi um homem que por conta própria resolveu dedicar sua vida a preservação da história de Pedro Velho-RN. Ele cuidava da limpeza das ruínas da Antiga Vila de Cuitezeiras, origem da cidade. Recebia os visitantes e tinha o prazer e a paciência em mostrar cada pedaço do local com uma riqueza de informações históricas. Guardava objetos e mantinha um museu com vários documentos e peças de época que fazem parte do cenário cultural e histórico de Pedro Velho-RN.



           A samaumeira conhecida por "Pau Grande" era o orgulho. Ele recuperou a história da árvore desmistificando a conotação de que havia se  fixado ali na enchente de 1901 que devastou a Vila de Cuitezeiras. Segundo seus relatos, a árvore foi plantada por amazonenses que vieram a região na época.

Entrevista a Revista Preá - Natal-RN
    Pedro Velho até hoje tem como um dos pontos turísticos uma árvore denominada Samaumeira (Seiba Petandra) conhecida por “Pau Grande”. Essa árvore constitui uma das maiores do Estado. Segundo o senhor Jaldemar Nunes[1] ela faz parte da família das bombacáceas e foi plantada na velha Cuitezeiras por Francisco Barbosa de Oliveira[2] que trouxe as sementes da Amazônia por volta do final do século XIX.

Veja mais fotos do museu preservado por Sr. Jajau na Velha Cuitezeiras, origem da cidade de Pedro Velho-RN. O pôr do sol belíssimo das várzeas do Curimataú e imagens e jornais guardados por Sr. Jajau. Ele usava o material para fazer uma verdadeira aula de história sobre nosso município e notícias sobre o Brasil como reportagens sobre Chico Mendes e os Nardones.








[1] 3º Sargento da Polícia Militar. Nascido em 27 de abril de 1935,é protetor do patrimônio histórico da cidade de Pedro Velho. Um dos moradores mais antigos.
[2] Antigo morador da Cuitezeiras, viajou para o Estado do Amazonas para trabalhar na produção de borracha, depois de trinta anos, voltou para sua terra natal trazendo na bagagem sementes de samaumeiras, nas quais plantou algumas que até hoje permancecem vivas: é o caso da mais famosa, o “Pau Grande”. Afirma o Sr. Jaldemar Nunes.

Comentários

  1. Sugestão...

    Cled pede a todos que tenham foto com ele ou la no museu
    que te mandem para com isso fazermos uma homenagem a esse senhor tão querido...

    ResponderExcluir
  2. Por gentileza, quem tiver fotos do museu de Sr. Jajau, mande para publicar nessa postagem, pode ser de papel ou digitar. Se for digital mande pelos e-mais do blog no contato. Só assim, manteremos viva a memória e a história de Sr. Jajau e de Pedro Velho-RN. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Fazer uma homenagem ao senhor Jaldemar Nunes (Jajau)na no seu memoravel recanto onde ele mais gostava de passar o tempo que era a Samaumeira vulgar Pau Grande.Fica a dica aew para os cidadoes pedrovelhenses!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quero agradecer em nome de toda familia por essa homenagém ao meu pai sgt.Jaldemar Nunes, ele amava aquele lugar mesmo doente ele ia todos os dias,saudades eternas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário