NOVA ASSEMBLEIA - DIA 15/06 (SEXTA-FEIRA), ÀS 14:00H NA ESCOLA GRIMALDI RIBEIRO - COM PARADA MUNICIPAL - AGORA É DEVASTADOR - O PLANO DE CARREIRA ESTÁ EM PERIGO NOVAMENTE - VAMOS FORTALECER O MOVIMENTO E VENCER AS BARREIRAS - ALGUNS DIRETORES ESTÃO TENTANDO DESMOBILIZAR O ESTADO DE GREVE.
“Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma
homens em covardes”.
Professores das escolas da zona rural
informam que aderiram pra valer ao estado de greve com redução de 1 hora de
expediente na rede municipal e as escolas da zona urbana também. Apenas o Rabiscando
e o pessoal do turno matutino de Cuité ainda não aderiram. O turno vespertino
do Cuité está firme e forte. Parabéns!
Vamos compartilhar e apoiar o movimento que é legal
e exige respeito aos professores, alunos e educação em geral.
Funcionários de apoio da educação também aderiram à
greve por conta de salários atrasados e descumprimento do plano de carreira.
Tudo foi decidido em assembleia.
Atenção> alguns diretores, vices e coordenadores
das escolas estão tentando desmobilizar o estado de greve oficializado pelo Sinte-RN.
Não vamos baixar a cabeça - vamos à luta!
Professores e funcionários em estado de greve - 1
hora a menos - o movimento teve apoio dos pais e alunos.
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PEDRO VELHO-RN PEDE AOS PAIS DE ALUNOS QUE REPUDIEM PROFESSORES.
Revoltado com o Estado de Greve definido pelo Sinte-RN e a categoria dos Profissionais da Educação de Pedro Velho, o Secretário Municipal de Educação fez uso do microfone na Comunidade de Cuité e pediu aos pais de alunos que REPUDIEM os professores.
Todas as escolas do município em que teve adesão da situação de greve houve, nesta sexta, 01/06/2012, reunião com os pais de alunos para explicar a redução das horas de aulas devido a inadimplência do Município com o salário dos professores. A direção da escola São Sebastião de Cuité, já conhecida por mandar e fazer obedecer, adiou a reunião para a segunda-feira, dia 04/06/2012. Na ocasião, o prefeito inaugurou uma academia para pessoas da 3ª idade e, neste evento, o Secretário de Educação em seu discurso utilizou-se de métodos da Ditadura Militar para intimidar os professores tentando colocar a comunidade do Cuité contra a categoria que tem o DIREITO reservado de fazer greve e lutar contra o descumprimento das Leis.
Vivemos numa DEMOCRACIA e não se pode censurar, torturar, inibir, punir, coagir, vilipendiar, massacrar qualquer cidadão dentro do seu direito e da liberdade de expressão.
A categoria em geral se sensibiliza com os companheiros da comunidade de Cuité e lamenta o ocorrido, mas entende que isso é fruto de desespero e despreparo profissional quando não há meios responsáveis para agir e resolver a situação. Mais triste ainda ficamos em saber que a formação do atual Secretário é na área de História.
Mas não desanimaremos - não podemos permitir que o desejo de receber o Piso seja menor que o desejo de aderir a um Estado de Greve Gradativa. Viva a liberdade sem as algemas dos discursos.
QUEM NÃO QUER LUTAR, NÃO QUER PISO SALARIAL
![]() |
Ofício protocolado na prefeitura e distribuídos às escolas e órgãos competentes. |
RESULTADO DA ASSEMBLEIA DA EDUCAÇÃO
Professores decretam ESTADO DE GREVE em Pedro Velho-RN.
Reunidos hoje - 30/05/2012 - em Assembleia, os professores e funcionários da rede municipal de ensino decretaram ESTADO DE GREVE. Isso significa que haverá paralisação gradativa das atividades nas escolas até que o Poder Público cumpra as Leis do Piso Nacional e a Lei do Plano de Carreira da Educação.Essa medida foi definida a partir do resultado das reuniões de negociações quando houve questionamentos por parte do Sinte e da Comissão e explicações confusas provenientes da falta de sintonia nas informações entre o Procurador e a Secretaria Municipal de Educação.
Estavam presentes a representante do Sinte Estadual Fátima Cardoso, o Sinte Regional e a categoria.
Ficou decidida e aprovada em assembleia a seguinte pauta:
Amanhã - dia 31/05/2012 - haverá aula até o horário do intervalo e depois reunião com os alunos explicando o Estado de Greve e convocando os pais dos alunos para uma reunião na sexta-feira dia 01/06/2012.
Na sexta, haverá essa reunião com os pais para explicar como serão as aulas a partir do dia 04 de junho do corrente.
Serão encaminhados ofícios para os órgãos competentes: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Ministério Público e Justiça, igrejas e todas as escolas do Município oficializando o Estado de Greve que se configura da seguinte maneira:
A partir de 04 de junho a 22 de junho de 2012, os profissionais da educação trabalharão com jornada de trabalho reduzida de 1 hora - das 7 às 10h, das 13h às 16h e 19h às 21h. Serão aulas de 30 minutos para atender a todas as turmas da escola, contudo, sem prejuízo no funcionamento dos serviços fundamentais: merenda, limpeza, assistência e transporte.
Caso não haja o cumprimento negociável das Leis acima descritas, o Estado de Greve se agravará em julho passando a redução de mais 1 hora; ficando 2 horas de expediente a menos, ou seja, aulas de 20 minutos.
Caso persista o descumprimento das ditas leis, o Estado de Greve se agravará mais ainda com 3 horas de expediente a menos com aulas de apenas 10 minutos em agosto.
E finalmente, paralização total em setembro caso o prefeito deixe a situação chegar a esse ponto não definindo proposta para pagamento do Piso Salarial e cumprimento do Plano de Carreira da Educação em geral.
Paralelo a essas determinações, haverá movimentos de conscientização da sociedade com apoio de pais e alunos.
A Comissão se reunirá nesse ínterim para analisar as Folhas de Pagamento, o rol da educação e os repasses do Fundeb e do FPM para a educação. As Folhas já estão disponíveis à Comissão.
Está marcada para o dia 15 de junho - sexta - às 14:30h na Escola Municipal Grimaldi Ribeiro a próxima assembleia.
Ficou escolhida também a Comissão das eleições para o Núcleo Municipal.
Dia 21 de junho de 2012, haverá eleição para definir a nova diretoria Estadual do Sinte, concorrem 3 chapas - Chapa 1 - Fátima Cardoso (atual), Chapa 2 - Janeyare e Anselmo e Chapa 3 - Dário. Em breve, mais informações detalhadas.
Pedro Velho-RN, 16 de Maio de 2012.
Com presença do Sinte Estadual e Regional, a categoria dos professores decidiram encaminhar ao Poder Público Municipal um ofício solicitando o cumprimento da Lei do Piso Nacional Salarial dos Professores e o Plano de Carreira da Educação do Município que está sendo desrespeitado na contemplação dos direitos aos funcionários de apoio há 3 anos.
Além disso, o Plano não está sendo cumprido no que diz respeito a mudança de letra do Magistério nem há organização na distribuição das Licenças-prêmio.
Outros pontos em questão foram: a hora atividade do professor, os "erros" nos contracheques, o atestado médico que não precisa ter reposição de aula, o relatório de avaliação do profissional sem comissão paritária e sem extensão a todas as escolas e orgãos da educação, o retroativo desde de 2009, 2010, 2011 e até abril de 2012, as condições das escolas e de trabalho. A categoria decretou estado de INDICATIVO DE GREVE.
Outra assembleia foi marcada para o dia 30 de maio, às 9h na Escola Mul. Grimaldi Ribeiro.
Matéria anterior.
A Estadual e a Regional de Canguaretama do Sinte-RN convocam a todos
os trabalhadores em educação das redes estadual e municipal para uma assembleia
no dia 16 de maio, às 9:00h na Escola Municipal Dep. Grimaldi Ribeiro em Pedro
Velho-RN. A Comissão de negociação se reuniu com representantes do Sinte Estadual e Regional tendo em vista fazer os encaminhamentos para a implantação do Piso Nacional Salarial dos professores.
Além dessa questão, prenchem a pauta os seguintes itens:
Plano de carreira dos funcionários que não está sendo respeitado;
Erros e mais erros nos contracheques dos profissionais da educação, sem explicação ou justificativa.
As letras (promoção horizontal) dos professores concursados em 1999.
1/3 da hora/atividade que não está sendo cumprido;
As licenças especiais (férias-prêmio). Não há programação que atenda a categoria. A licença deixou de ser questão profissional para virar problema político-partidário e pessoal.
As condições de trabalho nas escolas continuam deficientes e a avaliação do profissional tem caráter punitivo sem justificativa.
Enfim, conseguimos ter acesso as tabelas de pagamento dos professores da rede municipal de Pedro Velho-RN.
Confira o seu contracheque e compare. Veja seu prejuízo com os "erros" nos contracheques. Veja imagens abaixo.
Vários documentos serão encaminhados aos orgãos responsáveis para implantar os 22,22% de reajuste conforme Lei Federal do Piso Nacional.
DIVULGUE E COMPAREÇA!
Cledenilson será que nós teremos direito a o nosso plano de carreira nos funcionários de apoio. Lute por nos pessoal do sinte rn. Espero uma resposta. Valeu.
ResponderExcluirPessoal do sinte lembre-se que a escola não funciona só com o professor não, nós funcionários de apoio temos um papel importante também na escola. Veja nossa situação por favor, querer nossos direitos não é errado não.
ResponderExcluirSinte ah! Ainda não vi sindicato + sem futuro q este. Quem estiver esperando q o sindicato ou algum membro dele esteja cagando p/ causa dos "funcionários de apoio" tá muito enganado, quer alguma coisa amigo, quer seu direito; lute você mesmo. Crie coragem, deixe de ser escorão, acomodado e procure um advogado!
ResponderExcluirquerido anonimo,eu acho que sem futuro e sem coragem e vc,que nem tem a coragem de se identificar,realmente temos que nos unir e irmos a luta pq sindicato não é só quem esta na liderança sindicato somos nos, se não houver união da categoria não existe força, junte-se e forme uma comissão e procure o sindicato,que vcs vão ver a força,agora se vc anonimo esta enchendo o bolso de algum advogado amigo seu é outra estória,pq no sindicato tem advogado para os sócios,um abraço e o meu nome é Tereza Cristina ,funcionária e sócia há mais de dez anos e não me arrependo,tenho Fátima Cardoso como uma grande guerreira,publique viu seu Cledenilson
ResponderExcluirTodas os comentários são publicados, exceto aqueles pejorativos e ofensivos.
ResponderExcluirÉ uma verdadeira pilantragem os Afastados do Mensalão da Vila continuam recebendo, eles roubaram e ainda tem direito de receber sem prestar serviços, já basta o prejuízo que eles causaram aos cofres públicos, enquanto isso os suplentes que estão exercendo o cargo de vereador não estão recebendo, isto é Brasil!!! Ladrão recebe e quem trabalha não!!! A nossa Justiça é cega ou burra??? Ou isso é corrupção pura??? Pois o Prefeito afastado meteu a mão com força e mesmo afastado continua passando cheques da Prefeitura a torta e direita... Vai entender... E a impunidade reina em berço esplendido... Digo mais as contas do Prefeito afastado de Vila Flor foi reprovado nesta noite de 24/05/2012, mas, a nossa justiça irá ainda permitir o registro da candidatura dele a prefeito (Justiça do RN vai peidar para Lei da ficha Limpa)... E povo se F...
ResponderExcluirnão paga o piso,porque os inresponsável que elaborou o plano de carreira só pensou no bolso dele.porque ele junto com o gestor dele em 2008 não pagou o piso.
ResponderExcluirComentário de idiota q naum sabe o q diz. 2008 não tinha lei de piso, babaca; e o plano de carreira dos professores foi a melhor coisa q ja se fez nos útimos anos em PV q valorizou o professor e o prefeito atual quer acabar; os professores tao certos, pq nao falam do plano do procurador absurdo q o filho do prefeito criou pra sangrar o dinheiro da prefeitura com gratificaçao em cima do salario do presidente d STJ de Brasília. a prefeitura tem condições de pagar isso? verdade seja dita contra o ex-prefeito desorganizado, mas fanatismo idiota pela desgraça q ta aí no poder que nao ganhou no votot nao da pra aceitar.
ResponderExcluirvoce tem que aceitar seu babaca,o melhor prefeito que tem o pagamento em dia.cuidado ele vai administrar mais quatros anos.
ResponderExcluirPagamento em dia só de alguns professores, o resto da educação, saúde, adm e serciço social tudo atrasado. e esse prefeito só vai chegar ao poder se tomar na justiça de novo, só se fizer armaçao de novo. o povo ja deu a resposta a ele. o povo nao quer e nao vota. fora forasteiros!
ResponderExcluirPROFESSORES DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL INFORMAM QUE ADERIRAM PRA VALER AO ESTADO DE GREVE COM REDUÇÃO DE 1 HORA DE EXPEDIENTE NA REDE MUNICIPAL E AS ESCOLAS DA ZONA URBANA TAMBÉM. APENAS O RABISCANDO E O PESSOAL DO TURNO MATUTINO DE CUITÉ AINDA NÃO ADERIRAM. O TURNO VESPERTINO DO CUITÉ ESTÁ FIRME E FORTE. PARABÉNS!
ResponderExcluira greve não atingiu as escolas da zona rural no ensino fundanental menor,isto vai durar pouco.porque este plano não tem condição de pagar.
ResponderExcluirDeixem esse prefeito sair pra mostrar o TODOS q o plano da educação é o melhor e tem sim condiçoes de se pagar junto com o Piso dos professores. Gestão atual: destrua os direitos dos professores e funcionários da educação do plano e v6 verão o que é revolta do povo. Educaçao tem q ser valorizada e isso o plano de Pedro Velho faz. Pena a gente nao ter um desses aki em Montanhas. Mas tenho certeza q se destruirem esse plano,a próxima gestão fará outro melhor ainda.Direito dos professores garantidos. Sou contra mudanças no Plano de carreira.
ResponderExcluirParece mentira, mas tem professores q não querem receber o piso e não querem aderir a greve. eles preferem deixar o dinheiro do bolsinho deles pra o prefeito. absurdo!
ResponderExcluir