Bossa!

Conhecemos a Bossa como estilo musical “Bossa Nova”. No dicionário, bossa significa (bos-sa) s. f. Protuberância anormal no peito ou nas costas; corcova. Inchaço ou tumor decorrente de uma contusão; galo: criou uma bossa ao cair. Bossa nova, gênero de samba suave, musicalmente influenciado pelo jazz. Jeito ou moda novos. Fig. Pop. Habilidade, jeito, lábia, vocação: ter bossa para as matemáticas, para o comércio, entre outros.
 O que pouca gente sabe é que a “bossa” enquanto jeito ou moda novos transformou-se num verbo e obteve outras significações. “Bossa” virou linguagem de jovens que gostam de se mostrar, aparecer, impressionar os outros. Em alguns lugares, encontram-se vários jovens que pegam o carro novo próprio, dos pais ou emprestado para “bossar”, ou seja, visitar lugares movimentados para se mostrar. Isso acontece também como a bermuda nova, o tênis novo, a camisa de marca, o boné legal e o corpo malhado.
 O que os jovens não compreendem é que esse comportamento não é deles, e sim, um produto da influência da moda e da mídia. O jovem internaliza a ideia propagada por personagens de novelas e filmes, e passam a querer imitá-los. Os atores das telenovelas e cinemas recebem dinheiro para promover os produtos das empresas como merchandising enquanto os imitadores fazem propaganda de graça.

 Mas o que interessa para eles, não é esse comércio. É a “bossa”! Estar por cima, satisfazer o ego. Na verdade, mostrar para aos outros aquilo que ele não é. A “bossa” é mais uma ilusão propagada pela televisão, cinema, internet e shopping. A mídia cria o desejo na mente da juventude e muda o comportamento da “garotada”. O que acontece é simples: as pessoas gastam o que não podem, compram o que não precisa, para mostrar o que não é ou o que não tem. O que fica é o desfile, “se achando”, e o que importa é o gerúndio estou “bossando”. 
Por Cledenilson Moreira.
www.clednews.com

Comentários