Pau & Lata é arte.

 
Para alguns: “barulho” com paus e latas, para outros: cultura, ritmos, arte com paus e latas. Para quem pensa que o Pau e Lata é apenas um grupo de jovens que fazem barulhos, precisa se informar melhor sobre o seu projeto artístico e pedagógico. Desde 2003, o grupo se renova envolvendo jovens no contexto da música a partir de instrumentos reutilizados do sujo e poluído meio ambiente. Mas sem dúvidas, é melhor ouvir o barulho de um grupo que contribui com o meio ambiente do que ouvir o tilintar de garrafas e lixos jogados na natureza por pessoas que não respeitam o meio em que vive.

 
O Grupo Pau e Lata contribuiu e contribui com a formação ambiental, social, cultural e educacional de muitos jovens procurando torná-los um cidadãos conscientes e de atitudes voltadas para a preocupação cultural e ambiental. Os jovens optam por participar de um grupo artístico e viram estudantes da música e dos ritmos, com isso, esquecem a realidade cruel do mundo das drogas. Esse é um projeto independente do Poder e dos recursos públicos, sendo um exemplo a ser seguido e valorizado. É assim que anda nossa cultura: caminhando de forma independente e atuante. O grupo é o que mais representou o município de Pedro Velho no território nacional nos últimos anos participando de vários eventos culturais e científicos.

 
Tudo começou...

Com a Associação para o Desenvolvimento do Litoral Agreste Potiguar – S.O.S Rio Piquiri



Onde e quando...

Pedro Velho, 19 e 20 de maio de 2003



Com quem...

Jovens da Zona Rural e Urbana de Pedro Velho-RN



Quem patrocinou...

AACC – Associação de Apoio as Comunidades do Campo do RN.

S.O.S Rio Piquiri em comemoração ao dia da água (Ato Público).

 
2003 a 2005

As oficinas e a formação do grupo.

Os oficineiros Lilian (Negão), Izabel (Bel), Bernardo e Ana Paula.

Ensaios



2005 a 2007

Fundação da Associação de Jovens de Pedro Velho – RN.

Rescisão de contrato (patrocínio).

Início de uma nova roupagem.

I Seminário do Pau e Lata – Natal.



2008 a 2009

Seleção do Micro-Projetos – BNB Cultural.

Seleção de Projetos Produtivos –PDS.

Pré-seleção de Micro-Projetos do + Cultura – Minc  (Ministério da Cultura).

Mídias e Reportagens

Fazendo Arte com o Pau e Lata.

Caminhos do RN.

Centenário de Chico Antônio.

Revista Preá

Diário de Natal, Tribuna do Norte e Correio da Paraíba.

TV Cabugi, TV Ponta Negra, TV Assembleia e TV Record.


 Participação em Eventos

II, III e IV Fórum Social Potiguar – Natal/Mossoró.

XXVIII FEFOL – Festival de Folclore de Olímpia – São Paulo.  O maior festival de folclore da América Latina.

Fórum Cultural Mundial – São Paulo.

II Aula aberta contra a Intolerância – Recife -PE

Festa das Lavadeiras – Recife - PE

Intercâmbio Cultural – Olinda - PE

III Acampamento da Juventude – João Pessoa

XI Encontro de Jovens Rural de Logradouro – PB

II Festival da Juventude – Quixadá – CE

Semanas de Cultura em Pedro Velho, Nova Cruz, Montanhas, Canguaretama, Goianinha, Vila Flor, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Touros, São Miguel do Gostoso e Passa e Fica.

 
O formato do grupo tem existência e similares em alguns estados e municípios, em Pedro Velho-RN se mantém há alguns anos. A partir do ano 2000, o Projeto Pau e Lata se transformou em Projeto de Extensão pelo Departamento de Artes da UFRN, passando a ser denominado “Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico”, desenvolvendo atividades com grupos nas cidades de Natal, Lajes do Cabugi, Mossoró urbano-rural, Pedro Velho e Apodi, localizadas no Rio Grande do Norte.

Desenvolve a partir de 2001, um núcleo de estudos rítmicos, na UFRN, com jovens e adultos, alunos, professores, funcionários desta instituição e da rede pública de ensino e profissionais liberais. O show mostra a beleza rítmica da música instrumental tocando Maracatu, Afoxé, Ciranda, Coco de Roda, Samba, Samba-Reggae, Rap e Funk. O grupo utiliza material reciclado e reaproveitado para fazer os instrumentos, alguns doados e outros comprados.


 
O Projeto Artístico-pedagógico Pau e Lata de Pedro Velho-RN, participou em 2011, a junto com o Grupo Parafolclórico da UFRN do Festival de Folclore em Olímpia/SP. Em 2002, participa do Encontro Nordestino da Juventude em Recife/PE.  Em 2003, participa do Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS e do Acampamento Latino-Americano da Juventude na Praia de Tremembé, na cidade de Icapuí/CE. Em 2004, realiza o Seminário de Formação da Associação Pau e Lata no Camping Clube de Natal/RN, participa do Fórum Cultural Mundial em São Paulo/SP e compõe a coordenação do Fórum Social Potiguar em Mossoró/RN.

 
Em 2006, inicia a formação e manutenção de dois núcleos do Pau e Lata na cidade de Palmeira dos Índios e Senador Rui Palmeira, localizadas no sertão de Alagoas. Nesse mesmo ano, é contemplado como Ponto de Cultura do Programa Cultura Viva/MINC.

Em 2007, realiza o I SEDEC - Seminário de Extensão e Democratização da Cultura, na CIENTEC/UFRN, com participação dos núcleos de atuação do Pau e Lata. Neste evento, apresenta junto a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

No ano de 2009, participa do Fórum Social Mundial em Belém/PA; Neste mesmo ano, realiza o ECOAR, evento de intervenções, vivências e instalações ambientais no Departamento de Artes/UFRN. Ainda em 2009, participa do XIII ENEART em Salvador/BA.


 
Em 2011, realiza o III SEDEC e participa do Seminário de Extensão no Encontro Nacional de Reitores e Pró-reitores das Universidades Federais em Porto Alegre-RS.

Diante do exposto, pela constante presença do grupo em importantes movimentos sociais e culturais pelo Brasil, ao longo de 15 anos de formação e atuação cultural, o grupo precisa do apoio para dar continuidade a ações existentes e novas perspectivas para a juventude de Pedro Velho-RN. Além de contribuir para a formação pedagógica e artística dos integrantes com extensão à comunidade, ainda colabora em discussões que envolvem Protagonismo juvenil, meio ambiente, gênero e desenvolvimento local. Este projeto apresenta relevância por pertencer a uma região com problemas sociais. O que reflete o baixo IDH e alto IES em relação ao Estado do Rio Grande do Norte. E também o grupo está presente na discussão e no colegiado do Território do Agreste Litoral Sul (TERRASUL) em fase de homologação.


 
O objetivo do Grupo Artístico Pedagógico Pau e Lata é promover a formação musical, cênica e corporal dos participantes, bem como suscitar diálogos sobre as responsabilidades em relação ao meio social, cultural e ambiental em que estão inseridos, contribuindo no processo educativo de formação da cidadania.

Dentre outros objetivos o grupo tem: fomentar e potencializar a formação musical no âmbito social e cultural dos participantes na tentativa de procurar meios para uma boa harmonia social; despertar a conscientização dos jovens para a cultura e meio ambiente possibilitando uma melhoria da qualidade de vida mediante práticas artísticas e musicais; viabilizar a estruturação e ampliação do grupo tendo em vista oferecer apresentações artísticas e culturais mais dinâmicas com enfoque na cultura popular nordestina.
Veja abaixo mais fotos do grupo nos eventos culturais.













Por Cledenilson Moreira
clednews.com

Comentários

  1. Santo Antônio/RN: Casa de fogos pega fogo, vem abaixo e provoca apagão em toda a cidade

    www.osamigosdaonca.com.br/2012/01/santo-antoniorn-casa-de-fogos-pega-fogo.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário