CONCURSO PROFESSOR DO ESTADO (RN) AULAS

Aula 01 de Português e Didática – Preparatório para Concurso Professor do RN.
 Post provisório
Professor: Cledenilson Moreira
www.clednews.blogpost.com

Texto dissertativo-argumentativo.
O que é dissertar? É discorrer sobre determinado assunto.
O que é argumentar? É discorrer sobre determinado assunto se posicionando. O autor deve se posicionar a respeito do tema. Apresentar o seu ponto de vista (opinião) com argumentos convincentes e válidos.

O texto deve ser organizado com inicio, meio e fim (Introdução, desenvolvimento e conclusão).
O que deve ter em cada parte dessas?
Na introdução > Além de informações sobre a temática, não pode faltar o posicionamento e citar os argumentos;
No desenvolvimento > Detalhar, explicar, justificar, exemplificar cada argumento em cada parágrafo;
Na conclusão > Fechar o texto com a retomada; reafirmando o posicionamento defendido e citado na introdução.

Todo texto em prosa deve ter clareza, coesão e coerência.
Assunto
Coesão textual é uma articulação gramatical entre os elementos do texto. Esses elementos, bem trabalhados, permitem a retomada de termos já expressos anteriormente ou antecipar a expressão deles, de forma tal, que o texto se torne uma leitura inteligível, agradável, não tenha muitas repetições e tenha referências bem definidas para a sua perfeita compreensão. São as “amarras” do texto. Palavras que ligam e relacionam termos.

Atividade 01 – coesão.

Texto 01
Quantas mortes mais?
A pergunta veio da viúva, grávida, de mais um agente penitenciário morto pelo PCC em São Paulo, na semana passada. Mas, poderia ter sido lançada por qualquer brasileiro entre os milhões de indignados com a onda de ataques que voltou a tomar São Paulo, como já tomou o Rio, e que já converteu outras capitais, entre as mais notórias Recife e Vitória, em campeãs continentais do crime. O problema alastrou-se com força e profissionalismo no País, cercou cidadãos e tirou deles direitos básicos como o de ir e vir.
Há muito que para sociedade, o combate à violência virou questão prioritária. Qualquer enquete ou pesquisa coloca o assunto no topo das preocupações por esse Brasil afora, acima até do desemprego. Mas candidatos e autoridades em geral tratam o tema como mero instrumento de disputa política, ficam no jogo do empurra-empurra e fazem, no máximo, populismo eleitoreiro com propostas vazias. A questão para essa turma é: quem vai sair ganhando ou perdendo com mais uma série de atentados. Soluções, operações eficazes e liderança não estão em discussão.
Mais uma vez, os governos federal e estadual foram alertados com antecedência. Sabiam o que ia acontecer. E mesmo depois de mais de 100 ocorrências não tinham uma resposta à altura para conter o terror. Oportunistas perdiam-se em acusações graves de elos partidários com as facções. O presidente Lula lavava as mãos, alegando que as decisões estão na jurisdição do governador. A locomotiva econômica paulista que puxa todo País estava mais uma vez dominada. Hoje o que se vê são criminosos no comando e a população que virou alvo, refém do medo. E para ela, de fato, vale repetir a pergunta ainda sem resposta: “Quantos mais o governo vai esperar morrer?”
Isto é editorial - Carlos José Marques, Diretor Editorial

Retire elementos de coesão seqüencial – faz o texto progredir com lógica.
Conjunções ou locuções.
Verbos
Pronomes
Outras expressões


Retire elementos de coesão referencial – fazem referências, retomadas de mesmo grupo lexical (palavras).
Grupo familiar – hiperônimos:
Sociedade
Políticos
Violência
País

Texto 02
O sucesso pode ser fruto da educação
Um dos maiores erros que um educador pode cometer - e transmitir a seus alunos - é o de pensar que o sucesso decorre de algo mágico, fruto de alguma genialidade ou privilégio de algumas poucas pessoas superdotadas. O sucesso pode ser fruto de um processo educativo. Hoje em dia, está definitivamente comprovado que o sucesso de um ser humano depende, em primeiro lugar, da forma como ele se vê, se define e se projeta no futuro; em segundo lugar, do modo como ele administra o seu tempo. O sucesso depende da atitude de cada um diante da vida e pode estar sob controle daqueles que assumem, conscientemente, responsabilidade pela sua própria maneira de ver o mundo e de dirigir suas atitudes.
Quem procura sempre a culpa ou responsabilidade pela sua situação de vida fora de si mesmo está fadado ao fracasso. Os governos passados e o atual têm suas parcelas de responsabilidades pelas precárias condições dos baixos índices de desenvolvimento social do País, mas a condição de fracasso ou de sucesso de cada um não decorre de favores ou de omissões dos governantes, nem de nenhum determinismo, mas, sim, da atitude que se toma diante da própria vida. Daí a importância da educação, pois ela atua diretamente na formação da mentalidade da pessoa e nada limita mais o potencial humano do que o pensamento negativo.
Fonte: MOTTA, Elias de Oliveira.Direito Educacional e Educação no século XXI.. Brasília: UNESCO, 1997.

Retire elementos de coesão seqüencial – faz o texto progredir com lógica.
Conjunções ou locuções.
Verbos
Pronomes
Outras expressões

Retire elementos de coesão referencial – fazem referências, retomadas de mesmo grupo lexical (palavras).
Grupo familiar – hiperônimos:

Assunto
Coerência textual é a articulação bem feita entre os elementos do texto e a idéia que o prende, o tema a que se refere. O assunto deve ficar preso em todo o desenvolver do texto, de forma que, permaneça no fio dos enunciados do começo ao fim. Não se pode desmentir um fato (direta ou indiretamente) que foi dito anteriormente. O posicionamento tomado no início do texto deve ser mantido até a conclusão. Refere-se à lógica das ideias.

Texto 03
Mari estava indo à casa de praia no sertão do RN. Ela tem dois filhos e uma filha. A filha mais velha tem dois cachorros pretos e adora comer tapioca. Um dos gatos da filha pulou o muro da casa e entrou na piscina vazia. O outro cachorro correu atrás dos gatos e caiu na piscina. Os cachorros ficaram molhados e o terceiro filho mais velho socorreu o coitado.  A menina ficou muito feliz ao ver que seu gato estava molhado, mas sem arranhões. No final do dia, às 11 da manhã, Mari pega o carro e volta para sua casa no Rio de Janeiro trazendo os animais e toda a família.

Texto 04
 portuguescolegiao.wordpress.com


a)     A ausência da Mônica deixou o diálogo incoerente?
b)    O fato de Cascão ter o mesmo sentimento do Cebolinha no último quadrinho revela uma incoerência em relação a usa alegria demonstrada no primeiro quadrinho?
c)     Qual o referente do pronome “ela” no último quadrinho?

Texto 05
Uma política regional e um sistema baseado na equidade e na qualidade. Desta forma, estaremos criando as condições essenciais para o desenvolvimento de um sistema de educação latino-americano, com uma política regional acima das políticas de cada Estado e, principalmente, das políticas de cada governo. Este sistema deverá ter como base do desenvolvimento educacional a equidade e a qualidade.
a)     Este texto é coerente ou incoerente?
b)    Há elementos coesivos no texto? Explique.

Todo texto deve evitar:
Ambiguidade > são expressões com duplo sentido. Dupla interpretação.
“Lá vai Maria com o cachorro do marido dela”.
“A cachorra da tua mãe chegou”.
“Ela pegou no ovo de pato”
 crazyworld-amandita.blogspot.com

Redundância > são expressões com repetições desnecessárias.
Retire as redundâncias das frases abaixo.
“Josefa tomou banho numa piscina de água molhada”.
Só você não conseguirá a resposta
Trânsito pesado para Recife
Palmeiras: reforço na enfermaria
Reforço do Palmeiras opera antes da estréia
Encare as dificuldades de frente!
Eu vi com meus próprios olhos.


Assunto: análise de textos.
Interpretação textual
Texto 05
 
1- No segundo quadrinho do texto, a fala do homem revela:
a) [     ] Bons tratos à mulher.
b) [     ] Carinho com a mulher.
c) [     ] Falta de sensibilidade com o cansaço da mulher.
d) [     ] Muita preocupação com o cansaço da mulher.

Texto 06.
A escola do século XXI
A escola do século XXI só terá sentido se ela assumir também a missão de ensinar ao aluno como aplicar o que aprendeu para ser "uma metamorfose ambulante", um ser produtivo em permanente desenvolvimento e útil à sociedade, mas também para construir sua própria individualidade e obter felicidade, realização pessoal e sucesso.
Essa escola deve ser bem mais ampla do que o limitado espaço das quatro paredes de um edifício escolar tradicional, onde, até o presente, pouco se tem ensinado para que a pessoa mude efetivamente sua mentalidade e suas atitudes para ter uma vida melhor. Isso só é possível se a pessoa educa-se para formar uma visão de fé em si mesmo, de coragem para a ação e de persistência na busca de seus objetivos.
A escola deste milênio deve preparar para a vida e ser formadora de vencedores, ou seja, de homens e mulheres com princípios éticos e forjadores de uma mentalidade de sucesso, princípios que realmente funcionem.
Fonte: MOTTA, Elias de Oliveira.Direito Educacional e Educação no século XXI.. Brasília: UNESCO, 1997.


1-     No texto, a expressão “metamorfose ambulante” pressupõe que:
a)     [     ] o aluno deve ser um formador de opinião que não muda seu pensamento;
b)    [     ] o professor deve ter um pensamento em constante transformação;
c)     [     ] o aluno deve estar apto a aprendizagem de forma que mude suas concepções;
d)    [     ] o aluno deve ser produtivo, útil à sociedade com pensamento único.

2-     De acordo com o texto, como deve ser a escola do século XXI?
a)     [     ] aquela que prepara o educando para ter sucesso individual, profissional e inutilidade na realização pessoal;
b)    [     ] aquela que torna o aluno produtivo, ético, útil, sociável, individualista e com sucesso pessoal;
c)     [     ] aquela que ensina ao aluno os conteúdos úteis a informática e vida social;
d)    [     ] aquela que objetiva preparar o aluno para ser feliz, ter sucesso e realização pessoal

Texto 07.
A mudança começa com cada educador
Mais do que nunca, portanto, é preciso mudar a educação, começando com cada educador e com a consciência de que o pensamento positivo, a autoestima, a auto-confiança, a auto-motivação e atitudes de sucesso podem ser aprendidas por qualquer um que deseje mudanças em sua vida e na de outras pessoas.
Felizmente, a LDB não coloca obstáculos a essas mudanças e a tantas outras que o prezado leitor, as escolas e os educadores deste País poderão propor e implantar. O que se espera, portanto, dos profissionais da educação é que usem mais a sua criatividade e despertem a de seus alunos. Só assim a educação continuará tendo sentido e contribuirá para a construção de pessoas com menos ignorância e mais sabedoria, voltadas para a construção de um mundo melhor para todos.


1-     De acordo com o texto, por inferência, pode-se entender que:
a)     [     ] A LDB oferece formação ao professor suficientes à mudança do sistema de ensino;
b)    [     ] as mudanças na educação começam pelo professor criativo;
c)     [     ] as mudanças na educação vêm por meio da autoestima, auto-confiança e auto-motivação dos discentes;
d)    [     ] a LDB não coloca obstáculos às mudanças, tudo depende da contribuição do professor menos ignorante.

2-     De acordo com o texto, como a educação continuará tendo sentido?
a)     [     ] com a construção de pessoas menos ignorantes e mais sabedoria;
b)    [     ] com a construção de um mundo melhor para todos;
c)     [     ] com o educador usando sua criatividade e despertando a dos alunos;
d)    [     ] com as mudanças propostas pela LDB em consonância com a escola e os demais profissionais.

Texto 08
O BLOG NA EDUCAÇÃO
Atualmente, a tecnologia é uma ferramenta que está no dia a dia das pessoas, sendo assim, a educação não se pode ignorá-la. Inovações surgem todos os dias, um leque de possibilidades que se abre para educadores, o blog é uma delas.
A geração contemporânea tem se utilizado de todas essas possibilidades, expandindo seus horizontes. As pessoas usam a internet e seus recursos para tudo, são bancos on line, compras que vão de móveis a pacotes de viagem, salas de bate papo, divulgação de trabalhos, e até ambientes interativos de aprendizagem.
A cada dia surge algo novo, são muitas as possibilidades que a educação pode se utilizar para romper com tradicionalismo e inovar seu trabalho. Além dos editores de texto a internet está cheia dessas possibilidades, são sites, chat para bate papos, ambiente virtual de aprendizagem e o mais recente blog.
O blog é uma abreviação de weblog, são páginas pessoais na internet que permite a interação entre pessoas ou grupos. Chamado popularmente de diários on line, pode ser escrito por uma ou mais pessoas. Nele o leitor pode acessar links, fazer comentários, assistir vídeos, ouvir músicas.
A maior facilidade do blog é que é gratuito, pode ser acessado por qualquer pessoa. O leitor ao deixar seu comentário fala diretamente com o autor, pois todos os comentários são enviados para o e-mail do mesmo. A interação é o conceito essencial do blog.
Enfim, na educação o blog é um aliado do educador, promovendo que debates aconteçam mesmo que ele e seus educandos não estejam em sala de aula. A inovação e interação propostas pelo blog são atrativos especiais e envolventes para os educandos.
Faça marcações
1-     Onde começa e termina a introdução do texto?
2-     Onde começa e termina o desenvolvimento?
3-     Onde começa e termina a conclusão?
4-     Quantos parágrafos têm no texto?
5-     Quantos parágrafos o autor dedicou a:
a)     Introdução
b)    Desenvolvimento
c)     Conclusão.
6-     Qual o posicionamento do autor? O que ele defende?
7-     Quais os argumentos citados pelo autor?
8-     Como ele justifica, detalha e explica os argumentos?
9-     O que o autor retoma na conclusão?
10-  Como o autor inicia o parágrafo introdutório?
11-  Como o autor inicia o parágrafo conclusivo?
12-  O autor usa elementos coesivos para “amarrar” bem as ideias do texto?

Alguns elementos coesivos úteis a construção do texto
Marcas espaciais e temporais
Atualmente, hoje, alguns dias, há semanas, há séculos, desse dia em diante, nesse momento, daqui a, ali, onde, em que, agora, ainda, etc.

Marcas seqüenciais
Dessa forma, dessa maneira, desse modo, assim, no entanto, entretanto, neste sentido, nessa perspectiva, nessa acepção, nessa concepção, além disso, mas também, logo, pois, porque, por outro lado, por conseguinte, porquanto, nesse ínterim, uma vez que, visto que, dado que, Na maneira em que, à maneira que, na medida que, outrossim, desde que, etc.

Enumerações de fatos ou informações
Em primeiro lugar, primeiramente, no primeiro capítulo, na primeira parte, na seqüência, em seguida, etc

Para conclusão
Portanto, enfim, em suma, assim, logo, etc


Atividade 09.
Uma educação para a paz
Além de se basear na eqüidade e na qualidade, a educação do século XXI deverá se voltar para a paz, entendida esta não apenas como ausência de guerras, mas, como diz o Diretor-Geral da UNESCO, Federico MAYOR: "Por toda parte e sob todos os pontos de vista, a educação é essencial para a paz. A paz que é, todos sabemos, mais que a simples ausência de conflito. É uma cultura fundada sobre a tolerância e o respeito ao outro; é um espírito de solidariedade ativa entre os indivíduos, que repousa sobre uma esperança comum de justiça e paz.
A manutenção e a promoção desses valores devem figurar entre as tarefas primordiais da educação. A promoção da democracia e dos direitos humanos é um elemento chave do processo de consolidação da paz. (...). Através da educação, nosso dever enquanto educadores é orientar a energia e o idealismo das novas gerações para a edificação de uma sociedade de paz, de progresso e de prosperidade.
Em todas as culturas, a função que nós devemos reforçar é a da consolidação da paz. Nós devemos insuflar nos jovens de toda parte uma ética de partilha e de atenção aos outros. Devemos preparar o terreno de uma nova civilização, onde prevaleça não mais a espada, mas o verbo. Edificar a paz no espírito dos homens, favorecer a passagem de uma cultura da guerra a uma cultura da paz fundada sobre a justiça e a eqüidade, tal é, em última análise, a tarefa a qual devemos nos consagrar".
Atividade: Retire do texto palavras-chave que podem ser utilizadas na construção de uma proposta temática atual na educação.
Produção textual
Proposta: Elabore um texto dissertativo-argumentativo em prosa de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa posicionado-se sobre “a função social da escola frente a educação do mundo contemporâneo”. Escreva seu texto apenas no espaço destinado a resposta.

Aula 02 de Português e Didática – Preparatório para Concurso Professor do RN.
www.clednews.blogspot.com

Texto dissertativo-argumentativo
Tema: A função social da escola frente à educação do mundo contemporâneo.
Título:_______________________________________________
A educação de hoje exige que a escola cumpra sua função social frente às necessidades do mundo do trabalho. A instituição escolar que se conhece deixa a desejar no cumprimento de seu papel social quando não estabelece conexão entre o ensino formal e as exigências do mercado de trabalho, além de não relacionar o conhecimento com a vida prática do aluno. Além disso, os conteúdos curriculares não estabelecem a relação entre teoria e prática.
Dessa maneira, o ensino oferecido pela escola não prepara o aluno para atuar com eficiência no mercado de trabalho. Há um “abismo” entre o que se exige nos empregos e o que se aprende na sala de aula. O mercado de emprego está cada vez mais exigente e a escola não consegue direcionar a aprendizagem ao conhecimento prático pertinente as funções profissionais. A experiência de vivenciar várias situações de aprendizagem ajuda e ensina o convívio em grupo, indispensável à vida e ao trabalho.
Nesse sentido, para que o aluno tenha bom desempenho nas atividades exigidas nos diversos campos de atuação trabalhistas, é preciso que a escola ofereça o conhecimento teórico necessário vinculado ao conhecimento prático. O que o aluno aprende no ambiente escolar deve ter aplicabilidade na sua vida prática. O saber deve ser útil, aplicável e com resultados desejados. É fundamental a relação entre conclusão de escolaridade e inclusão no mercado de trabalho.
Essa relação teoria e prática não obtêm uma unidade por falta de articulação e direcionamento dos conteúdos trabalhados pelos professores e definidos na proposta curricular da escola. Os docentes tornam-se conteudistas e não estão alerta a praticidade e aplicabilidade dos assuntos na vida social dos alunos, ou seja, nas necessidades cotidianas do estudante e da finalidade prática dos conteúdos ao campo empregatício. Os professores devem desenvolver competências para a vida e oportunizar o aluno a interagir com o meio em que vive.
Portanto, acompanhar o desenvolvimento do mundo contemporâneo requer uma reflexão sobre a função social da escola que não está adequada à realidade dos estudantes e a competitividade do mundo de hoje. A cada dia, o mercado trabalhista está mais impertinente cobrando mais dos profissionais. É nesse contexto que a escola deve cumprir com essa função social de integrar competentemente o aluno nas necessidades do mercado.
(Cledenilson Moreira).
Faça marcações no texto para as respostas.
1.     Onde começa e termina a introdução, o desenvolvimento e a conclusão?
2.     Quantos parágrafos o autor dedicou as partes do texto?
3.     Qual o posicionamento do autor? (tese).
4.     Quais os argumentos citados na introdução?
5.     Como o autor estruturou os argumentos no desenvolvimento? Sublinhe partes do desenvolvimento que se remetem aos argumentos.
6.     Como o autor definiu seu ponto de vista na conclusão? Sublinhe a parte que ele retoma o ponto de vista.
7.     Cite dois elementos de coesão sequencial.
8.     Cite dois elementos de coesão referencial.
9.     Este texto argumentativo é pessoal ou impessoal? Justifique.
10.  Que título você daria ao texto?
11.  Os argumentos são adequados e convincentes?
12.  O autor utiliza termos de mesmo grupo lexical? Apresente alguns.

Didática
1-     Por seu conhecimento quais os temas transversais que abordam questões sociais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN
a)     [     ] ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo.
b)    [     ] ética, sexualidade, esporte educação ambiental, mercado de trabalho e saúde;
c)     [     ] meio ambiente, orientação sexual, trabalho, cultura, consumo, ética e cidadania;
d)    [     ] pluralidade cultural e social, igualdade social, consumismo, ética, sexualidade e cidadania.

2-     Relacione os pilares da educação voltados ao mundo contemporâneo com seus pressupostos.
[a] Aprender a conhecer.
[b] Aprender a fazer.
[c] Aprender a viver com os outros.
[d] Aprender a ser.

[     ] Supõe a preparação do indivíduo para desenvolver sua personalidade e poder agir com autonomia, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais. A noção de identidade é reforçada por esse pilar da educação.

[     ] Pressupõe desenvolver a competência do saber trabalhar em grupo, saber resolver problemas e aprimorar a qualificação profissional. Esse pilar da educação privilegia a aplicação da teoria na prática, visando à articulação entre os saberes escolares e os contextos sociais que o aluno encontra fora do espaço escolar.

[     ] Pressupõe criar, no aluno, o senso investigativo, próprio da pesquisa, ornando-o capaz de selecionar, acessar e integrar os elementos de uma cultura geral, com espírito investigativo e visão crítica. Em resumo, significa desenvolver, no educando, a capacidade de aprender a aprender ao longo de toda a vida.

[     ] Consiste em desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências na realização de projetos comuns, preparando-se para gerir conflitos, fortalecendo sua identidade e a dos outros, respeitando valores de pluralismo, compreensão mútua e busca da paz.

Texto 01
 
Texto 02
“É preciso que a escola ensine o aluno para a vida, articulando o conhecimento teórico à realidade prática, na qual o educando seja capaz de intervir, participar como cidadão, percebendo a função social dos conteúdos curriculares que são transmitidos pela escola, mas que fazem parte do cotidiano dos indivíduos”.
1-     Os textos acima pressupõem:
a)     [     ] No texto 01, um monólogo educativo capaz de motivar o aluno estimulando a participação como cidadão;
b)    [     ] No texto 02, uma orientação didático-pedagógica do papel social da escola que busca a interação entre teoria e realidade prática;
c)     [     ] No texto 01, um discurso dialógico voltado para a dinâmica da sala de aula e participação ativa dos alunos;
d)    [     ] No texto 02, apresenta-se uma intervenção da escola tendo em vista orientar os alunos para participar da vida escolar de forma cidadã.



2-     Como o professor pode transformar a tecnologia em um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, formando sujeitos críticos para uso ético dos recursos tecnológicos? Qual dessas opções melhor responde a pergunta acima?
a)     [     ] Utilizando apenas a aula expositiva;
b)    [     ] Utilizando apenas lousa e giz;
c)     [     ] Utilizando somente o livro didático;
d)    [     ] Utilizando a informática no convívio escolar.


3-     A didática envolve a arte de ensinar. A expressão tem origem no idioma grego; provém de didaktiké e significa a arte (maneira) de ensinar ou instruir. O grande desafio do professor é estabelecer a mediação entre sua bagagem teórica e sua prática educativa. A didática é como se fosse uma ponte entre a teoria e a prática, cuja função é promover a integração entre esses dois pilares estreitamente ligados (teoria e prática). Com base nessa perspectiva responda as questões propostas.

Situação A
 
O professor A domina muito bem os conteúdos propostos para a disciplina em que irá atuar, apresentando um vasto conhecimento teórico sobre os assuntos a serem trabalhados. No entanto, o professor A não sabe como colocar em prática esses conteúdos para os alunos, ou seja, o professor explica e repete os assuntos, conforme uma abordagem ainda tradicional. A aula do professor é um verdadeiro monólogo, apenas ele expõe o assunto. A exposição e a repetição dos conteúdos propostos não facilitam a compreensão e a participação dos alunos na aula. Então, o professor se questiona: Como eu devo fazer para que os alunos entendam o que estou tentando comunicar?
Em sua opinião, para o professor A, qual o sentido da palavra didática:
a)     [     ] Didática seria apenas a forma de ensinar conteúdos já previamente definidos.
b)    [     ] Didática seria um espaço dialógico de construção e reconstrução de conhecimentos, por meio de interações entre diferentes ritmos de aprendizagem.

Situação B

O professor B domina muito bem os conteúdos propostos para a disciplina em que irá atuar, apresentando um vasto conhecimento teórico sobre os assuntos a serem trabalhados. A partir dos conteúdos propostos, o professor B consegue articular teoria e prática, estimulando a construção de uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. A aula ocorre como espaço dialógico de trocas de experiências entre docentes e discentes. A aprendizagem é organizada de forma cooperativa e colaborativa, por meio da interação entre a diversidade de ritmos de aprendizagens. O professor B se questiona: Como nós (professor e alunos) poderemos melhorar a nossa interação, visando à construção de aprendizagens significativas em situações dinâmicas de ensinoaprendizagem?
Em sua opinião, para o professor B, qual o sentido da palavra didática:
a)     [     ] Didática seria apenas a forma de ensinar conteúdos já previamente definidos.
b)    [     ] Didática seria um espaço dialógico de construção e reconstrução de conhecimentos, por meio de interações entre diferentes ritmos de aprendizagem.

1-     Observe a visão de Libâneo: “A didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela opera como que uma ponte entre ‘o que’ e o ‘como’ do processo pedagógico escolar” (LIBÂNEO, 1990, p.28).
Essa concepção de Libâneo aponta para a:
a)     [     ] atuação da escola no processo ensinoaprendizagem;
b)    [     ] a mediação entre  teoria e prática do processo educativo;
c)     [     ] a mediação entre educação escolar e projeto político pedagógico;
d)    [     ] atuação do professor na construção do saber fazendo uma ponte entre escola e aluno.

Questão 7
Item 01
Muito mais do que uma postura passiva, a Didática deverá revelar-se como um modo crítico de desenvolver uma prática educativa atrelada a um projeto histórico. Este projeto histórico não pode ser constituído apenas pelo educador, mas deverá ser construído coletivamente, por meio da participação dinâmica de educandos, educadores, comunidade, gestão escolar, funcionários. Enfim, todos que participam do processo educativo.

Item 02
As novas tecnologias da informação e da comunicação exigem o repensar de métodos e técnicas de ensino, tendo em vista os novos paradigmas da educação. Do modelo presencial de ensino passamos para a modalidade a distância, enfrentando novos dilemas e desafios no campo da educação. Também no âmbito presencial, novas formas de ensinar e aprender começam a reforçar a importância de se discutir a educação no mundo globalizado e tecnológico.
Qual dos itens acima representa melhor a afirmação abaixo?
No mundo globalizado, a escola deve se adequar as novas tecnologias envolvendo a comunidade escolar numa dinâmica sistemática do processo educativo. Resposta: _______________________


8-     Segundo Perrenoud, competência é: “Uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles”. (Perrenoud, 1999). Observe as competências do professor que Perrenoud apresenta em sua abordagem:o
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem
2. Administrar a progressão das aprendizagens
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
4. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho
5. Trabalhar em equipe
6. Participar da administração da escola
7. Informar e envolver os pais
8. Utilizar novas tecnologias
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
10. Administrar sua própria formação contínua

[     ] Investir em sua própria formação continuada é importante, visando avaliar desempenhos e competências.
[     ] O professor precisa planejar sequências didáticas, envolvendo alunos em atividades de pesquisa, projetos, trabalhando a partir dos obstáculos à aprendizagem.
[     ] É fundamental combater preconceitos e formas de discriminação, desenvolvendo a solidariedade e o senso de justiça.
[     ]Também é preciso observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, gerenciando a progressão do aluno com base em uma abordagem formativa.
[     ]O professor deve envolver-se com a gestão da escola, estreitando suas relações com todos que compõem o ambiente escolar.
[     ] deve-se considerar a diversidade de ritmos de aprendizagem, administrando a heterogeneidade no âmbito da turma.
[     ]Os pais e toda a comunidade precisam ser atores colaborativos na construção de saberes e competências.
[     ] O professor precisa despertar o interesse do aluno em relação ao processo de ensinoaprendizagem, contribuindo para propiciar mecanismos de auto-avaliação.
[     ] É preciso dirigir grupos de trabalho, administrando conflitos interpessoais.
[     ] O docente precisa se apropriar das novas tecnologias, dominando criticamente os recursos tecnológicos.

9-     Qual o papel do professor na era da cibercultura? Marque o item que não ajuda a responder a questão.
a)      [     ] ativamos nossos conhecimentos prévios e experiências,
b)      [     ] refletimos sobre os professores que tivemos,
c)      [     ] planejamos sobre o perfil de profissional que pretendemos ser,
d)      [     ] revisitamos nossas leituras sobre a prática pedagógica,
e)      [     ] selecionamos estratégias de ensino,
f)       [     ] pensamos nos estilos de aprendizagem dos alunos,
g)      [     ] consideramos as relações entre docentes e discentes.
h)      [     ] vamos aos poucos nos desapropriando do fazer pedagógico.

Legislação educacional - Suporte

Para Basarab Nicolescu (2000, p. 17), em seu artigo “Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade”, a disciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade são as quatro flechas de um único e mesmo arco: o do conhecimento. Enquanto a multidisciplinaridade expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, a pluridisciplinaridade estuda um objeto de uma disciplina pelo angulo de várias outras ao mesmo tempo. Segundo Nicolescu, a pesquisa pluridisciplinar traz algo a mais a uma disciplina, mas restringe-se a ela, esta a serviço dela.
A transdisciplinaridade refere-se ao conhecimento próprio da disciplina, mas esta para além dela. O conhecimento situa-se na disciplina, nas diferentes disciplinas e alem delas, tanto no espaço quanto no tempo. Busca a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte. Adota atitude de abertura sobre as culturas do presente e do passado, uma assimilação da cultura e da arte.
O desenvolvimento da capacidade de articular diferentes referências de dimensões da pessoa humana, de seus direitos, e do mundo e fundamento básico da transdisciplinaridade. De acordo com Nicolescu (p. 15), para os adeptos da transdisciplinaridade, o pensamento clássico e o seu campo de aplicação, por isso e complementar a pesquisa pluri e interdisciplinar. A interdisciplinaridade pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa-as, mas sua finalidade inscreve-se no estudo disciplinar. Pela abordagem interdisciplinar ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didático-pedagógica mediada pela pedagogia dos projetos temáticos. Estes facilitam a organização coletiva e cooperativa do trabalho pedagógico, embora sejam ainda recursos que vem sendo utilizados de modo restrito e, às vezes, equivocados. A interdisciplinaridade e, portanto, entendida aqui como abordagem teórica.
Conforme nota constante do Parecer CNE/CP no 11/2009, que apreciou proposta do MEC de experiência curricular inovadora do Ensino Médio, “Quanto ao entendimento do termo ‘disciplina’, este Conselho, pelo Parecer CNE/CEB nº 38/2006, que tratou da inclusão obrigatória da Filosofia e da Sociologia no currículo do Ensino Médio, já havia assinalado a diversidade de termos correlatos utilizados pela LDB. São empregados, concorrentemente e sem rigor conceitual, os termos disciplina, estudo, conhecimento, ensino, matéria, conteúdo curricular, componente curricular. O referido Parecer havia retomado outro, o CNE/CEB nº 5/97 (que tratou de Proposta de Regulamentação da Lei nº 9.394/96), que, indiretamente, unificou aqueles termos, adotando a expressão componente curricular.
Considerando outros (Pareceres CNE/CEB nº 16/2001 e CNE/CEB nº 22/2003), o Parecer CNE/CEB nº 38/2006 assinalou que não há, na LDB, relação direta entre obrigatoriedade e formato ou modalidade do componente curricular (seja chamado de estudo, conhecimento, ensino, matéria, conteúdo, componente ou disciplina). Ademais, indicou que, quanto ao formato de disciplina, não há sua obrigatoriedade para nenhum componente curricular, seja da Base Nacional Comum, seja da Parte Diversificada. As escolas têm garantida a autonomia quanto à sua concepção pedagógica e para a formulação de sua correspondente proposta curricular, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar, dando-lhe o formato que julgarem compatível com a sua proposta de trabalho”.
Essa orientação deve ser enriquecida, por meio de proposta temática trabalhada transversalmente ou em redes de conhecimento e de aprendizagem, e se expressa por meio de uma atitude que pressupõe planejamento sistemático e integrado e disposição para o diálogo.
A transversalidade e entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados as disciplinas, as áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. A transversalidade difere-se da interdisciplinaridade e complementam-se; ambas rejeitam a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado. A primeira se refere à dimensão didático-pedagógica e a segunda, a abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.
A transversalidade orienta para a necessidade de se instituir, na pratica educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). Dentro de uma compreensão interdisciplinar do conhecimento, a transversalidade tem significado, sendo uma proposta didática que possibilita o tratamento dos conhecimentos escolares de forma integrada. Assim, nessa abordagem, a gestão do conhecimento parte do pressuposto de que os sujeitos são agentes da arte de problematizar e interrogar, e buscam procedimentos interdisciplinares capazes de acender a chama do dialogo entre diferentes sujeitos, ciências, saberes e temas.
A prática interdisciplinar e, portanto, uma abordagem que facilita o exercício da transversalidade, constituindo-se em caminhos facilitadores da integração do processo formativo dos estudantes, pois ainda permite a sua participação na escolha dos temas prioritários. Desse ponto de vista, a interdisciplinaridade e o exercício da transversalidade ou do trabalho pedagógico centrado em eixos temáticos, organizados em redes de conhecimento, contribuem para que a escola de conta de tornar os seus sujeitos conscientes de seus direitos e deveres e da possibilidade de se tornarem aptos a aprender a criar novos direitos, coletivamente. De qualquer forma, esse percurso e promovido a partir da seleção de temas entre eles o tema dos direitos humanos, recomendados para serem abordados ao longo do desenvolvimento de componentes curriculares com os quais guardam intensa ou relativa relação temática, em função de prescrição definida pelos órgãos do sistema educativo ou pela comunidade educacional, respeitadas as características próprias da etapa da Educação Básica que a justifica.
Modalidades da Educação Básica
Como já referido, na oferta de cada etapa pode corresponder uma ou mais modalidades de ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação a Distancia.

Elementos constitutivos para a organização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
Estas Diretrizes inspiram-se nos princípios constitucionais e na LDB e se operacionalizam – sobretudo por meio do projeto político-pedagógico e do regimento escolar, do sistema de avaliação, da gestão democrática e da organização da escola – na formação inicial e continuada do professor, tendo como base os princípios afirmados nos itens anteriores, entre os quais o cuidado e o compromisso com a educação integral de todos, atendendo-se as dimensões orgânica, sequencial e articulada da Educação Básica.

CNE/CEB no 7/2010, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no DOU de 2010, RESOLVE:
Art. 1o A presente Resolução define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, a preparação para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, na vivencia e convivência em ambiente educativo, e tendo como fundamento a responsabilidade que o Estado brasileiro, a família e a sociedade tem de garantir a democratização do acesso, a inclusão, a permanência e a conclusão com sucesso das crianças, dos jovens e adultos na instituição educacional, a aprendizagem para continuidade dos estudos e a extensão da obrigatoriedade e da gratuidade da Educação Básica.

TITULO I - OBJETIVOS
Art. 2º Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica tem por objetivos:
I – sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e a escola;
II – estimular a reflexão critica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica;
III – orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – conheça as siglas da educação.

Lei no 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional                                                           (LDB)
Conselho Nacional de Educação                                                                                                     (CNE)
Câmara de Educação Básica                                                                                                          (CEB),
Plano Nacional de Educação                                                                                                           (PNE),
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Professores da Educação                                                                                                                                  (FUNDEB)
Conselho Técnico Cientifico da Educação Básica                                                                              (CTC)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação                (Capes);
Conferencia Nacional de Educação                                                                                               (CONAE),
Estatuto da Criança e do Adolescente Lei no 8.069/90                                                                     (ECA)
Sistema de Avaliação da Educação Básica                                                                                     (SAEB),
Exame Nacional do Ensino Médio                                                                                                  (ENEM),
Parâmetros Curriculares Nacionais                                                                                                 (PCN),
Custo Aluno Qualidade inicial                                                                                                         (CAQi)
Atendimento educacional especializado previsto pelo Decreto no 6.571/2008                                      (AEE),
Educação Profissional e Tecnológica                                                                                               (EPT)
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica                                                                               (IDEB)
Tecnologias de Informação e Comunicação                                                                                       (TIC)
Desvinculação das Receitas da União                                                                                              (DRU)
Planos de Ações Articuladas                                                                                                           (PAR),
Plano de Desenvolvimento da Educação                                                                                           (PDE),
Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação                                                                (SEB)
Conselho Nacional de Secretários de Educação                                                                             (CONSED)
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação                                                  (ANPEd)
Conselho Nacional de Juventude                                                                                                 (CONJUVE)
Programa de Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos                           (PROEJA),
Programa Nacional de Direitos humanos.                                                                                      (PNDH 3),
Plano Nacional de Educação em Direitos humanos                                                                        (PNEDH).
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.                                      (UNESCO),


Aula 03 – Concurso Professor do RN. Prof. Cledenilson Moreira – 17/11/11

Texto argumentativo
Como definir um ponto de vista ou tese.
ü Deve-se problematizar a temática.
ü Procure criar uma pergunta a ser respondida com argumentos.
ü Deve-se transformar uma pergunta numa afirmação e ter o ponto de vista definido.
ü Depois, suscitar os argumentos “os porquês”. As prováveis respostas concretas para a pergunta.
ü Isso ajudará e facilitará o início do seu texto.
ü Depois, é só definir uma estrutura e relacionar as ideias.

Tema: A sociedade e a convivência do Bullying na escola.
A sociedade ajuda a combater o Bullying?
A escola tem solução para resolver a prática do Bullying?
A sociedade combate ou promove o Bullying?
A escola combate ou promove o Bullying?

Vamos exemplificar
Tema: A sociedade e a convivência do Bullying na escola.
O Bullying é um problema presente em nossas escolas. A sociedade promove o Bullying. Desde cedo, os pais procuram educar as crianças (filhos) pensando em colocá-los no caminho certo. Os filhos vão crescendo e passam a ter contatos sociais: na escola, na rua, com os amigos, vendo televisão e agora na Internet. As crianças aprendem em todo lugar. Aprendem coisas boas e desinteressantes e coisas ruins e mais desejosas. Não são todos que estão aprendendo nessa ordem, mas uma grande maioria sim, o suficiente a por em risco o processo de educação e socialização dos indivíduos.
E o que tudo isso tem a ver com o Bullying? Embora essa violência seja muito comentada e discutida no âmbito da escola, o Bullying acontece em todos os ambientes sociais. É comum e tornando-se normal uma pessoa agredir outra de várias maneiras na rua, nos bares, na praça, em casa, no clube, em reuniões, nos circos, nas festas, em vários lugares e, como se sabe, na escola. É o feio, o gordo, o aleijado, o preto, o branquelo, o latino, o pobre, o tímido, o burro, o nerd, o metido, o brigão, o baixinho, a magricela e até, erroneamente, o “misera”. Os rótulos e apelidos são apenas o início violento para uma culminância brutal.
O Bullying não é termômetro da violência; é a própria violência em todos os seus graus, níveis, números e gêneros. O pai ou mãe que deixou se perder o limite do respeito e da educação do filho está semeando o Bullying de dentro para fora de casa; a escola que não tem regras e não trabalha o tema com seus alunos também contribui para o agravamento da violência; o poder público que não desenvolve políticas públicas voltadas para essa questão também dá a sua colaboração; a televisão é a que mais promove a violência com programas nada educativos e cenas inadequadas para as crianças.
O fato é que em vários lugares o Bullying é promovido consciente e, às vezes, inconscientemente, movido pelo hábito. Vivemos numa sociedade de Bullying. Aprende-se a praticar Bullying em todo lugar e desde cedo. O Bullying é uma questão de educação e de nada adianta jogar a responsabilidade toda para a escola. É preciso fazer um pacto educacional anti-bullying envolvendo o governo com seus ministérios educacionais e sociais: MEC, MDS, Sociedade Civil Organizada, Conselhos, Escolas, Mídia, empresas, ONGs, Associações e comunidades de bairro num projeto multidisciplinar voltado para a educação, cujos mecanismos sejam direcionados não só a formação sistêmica dos alunos, mas também valorativa com os princípios da moral e do respeito mútuo. (Fonte: www.clednews.blogspot.com/asociedadepromoveobullying).



Identidade do professor
1- Observando os tipos característicos que representam a identidade do professor, relacione-os as duas atuações.
[1] Professor-aprendiz
[2] Professor-pesquisador
[3] Professor-comunicador
[4] Professor-facilitador da aprendizagem
[5] Professor-mediador
[6] Professor-reflexivo
[7] Professor-mentor
[8] Professor-elaborador de materiais

[    ] O professor conta com uma série de recursos para a produção de materiais didáticos que podem subsidiar a sua prática pedagógica.

[    ] O professor precisa constantemente pesquisar em diferentes fontes de informação, a fim de selecionar conteúdos, abordar temas atuais, planejar aulas e projetos didáticos, organizar sua metodologia de trabalho, enfim, a pesquisa é uma ação inerente ao exercício da docência.

[    ] O professor precisa utilizar estratégias de comunicação de modo eficaz, no sentido de conseguir interagir bem com os alunos e promover um espaço dialógico para a construção do conhecimento. Por meio da comunicação, o professor deve aproximar-se dos alunos, tornando suas mensagens claras e despertando a curiosidade nos educandos.

[     ] É aquele que pensa no que faz, avaliando constantemente sua prática pedagógica. É importante o professor olhar sua prática docente, refletindo sobre conteúdos, estratégias didáticas, interação docente-discente, planejamentos, avaliações, além de vários outros pontos importantes no exercício docente.

[   ]O professor deve agir como facilitador do processo de aprendizagem. Essa concepção de facilitador da aprendizagem não corresponde à falsa ideia de que todos os alunos merecem ser automaticamente aprovados nos processos avaliativos, independentemente da qualidade no contexto educacional.

[   ] O professor precisa estar sempre disposto a aprender a aprender. O professor precisa acompanhar as mudanças sociais e a evolução do conhecimento, a fim de se manter constantemente atualizado.

[   ]O professor deve ter a disposição para atuar como mediador do processo de aprendizagem. A função do docente é primordial no processo de mediação pedagógica, colaborando para que os educandos consigam atingir os objetivos propostos, construindo competências significativas. 

[    ] O professor precisa estar atento às orientações aos alunos tanto no âmbito pessoal como no profissional, atuando como orientador.

2- Sua abordagem é construtivista principalmente porque nos ajuda a pensar o conhecimento científico na perspectiva da criança ou daquele que aprende. O seu estudo é principalmente centrado em compreender como o aprendiz passa de um estado de menor conhecimento a outro de maior conhecimento, o que está intimamente relacionado com o desenvolvimento pessoal do indivíduo.
Essa ideia constitui o pensamento de:
a)     [     ] Vygotsky
b)     [    ] Piaget
c)     [     ] Paulo Freire
d)     [     ] Dermeval Saviani

3- Piaget chama de epistemologia a sua teoria do conhecimento porque está centralizada no conhecimento científico. E também de genética porque, além de atentar-se no como é possível alcançar o conhecimento - ele estuda as condições necessárias para que a criança (bebê) chegue na fase adulta com conhecimentos possíveis a ela. Disto, surge o termo em Piaget:
a)     [     ] epistemologia genética ou psicogenética.
b)     [     ] psicologia genética ou geneticismo;
c)     [     ] teoria do conhecimento ou teoria genética;
d)     [     ] Epistéme ou Doxa.

4- A teoria psicogenética desperta nos educadores enormes interesses devido a vários fatores, como:
a)     [     ] descreve as características do pensamento sensório-motor, pré-operatório, concreto e formal;
b)    [     ] apresenta uma análise sistemática da gênese das noções básicas do pensamento racional (espaço, tempo, causalidade, movimento, lógica das classes, lógica das relações, etc.) ;
c)     [    ] aborda como se dá o desenvolvimento e a aprendizagem ;
d)    [    ] explica como se dá a assimilação e a acomodação como conflito cognitivo.

5- Na teoria piagetiana, o sujeito é um ser ativo que estabelece relação de troca com o meio-objeto (físico, pessoa, conhecimento) num sistema de relações vivenciadas e significativas, uma vez que este é resultado de ações do indivíduo sobre o meio em que vive, adquirindo significação ao ser humano quando o conhecimento é inserido em uma estrutura – isto é o que denomina assimilação.
O sujeito apontado pelo autor refere-se:
a)     [     ] ao aluno;
b)     [     ] ao educador;
c)     [     ] ao diretor
d)     [     ] ao pesquisador.

6- A aprendizagem desse sujeito ativo exige sempre uma atividade organizadora na interação estabelecida entre ele e o conteúdo a ser aprendido, além de estar vinculado sua aprendizagem ao grau de desenvolvimento já alcançado. Piaget defende a idéia que, antes da aprendizagem, é necessário o desenvolvimento das funções psicológicas. Ou seja, ao preparar determinada aula (conteúdo específico), o professor deve estar consciente sobre o estágio de desenvolvimento que o aluno se encontra. Na prática pedagógica esse método é aplicado como:
a)     [     ] avaliação diagnóstica;
b)     [     ] avaliação psicológica;
c)     [     ] avaliação prognóstica;
d)     [     ] avaliação dialógica.

7- A teoria psicogenética centrou sua atenção na psicogênese, no estudo das formas mais primitivas de conhecimento até as mais complexas. Esta teoria descreve em esquemas de ação interiorizada ou esquemas representativos por regras de combinações de esquemas ou operações. De forma bastante detalhada Piaget trata as etapas de evolução desses esquemas e de forma organizada, desde o nascimento até a idade adulta. Podendo ser classificada os períodos da inteligência em quatro estágios abaixo descritos:
[1] Sensório-motor
[2] Pré-operatório
[3] Operatório Concreto
[4] Formal

[     ] O adolescente tem as estruturas intelectuais para combinar as proporções, as noções probabilísticas;
[     ] A criança tem a inteligência operatória concreta, sendo capaz de realizar uma ação interiorizada, executada em pensamento, reversível, pois admite a possibilidade de uma inversão e coordenação com outras ações, também interiorizadas.
[    ] Nesta fase a criança está explorando o meio físico através de seus esquemas motores.
[      ] (7 a 11 anos)
[      ] (2 anos a mais ou menos 7 anos).
[      ] Raciocínio hipotético dedutivo de forma complexa e abstrata.
[      ] a criança é capaz de simbolizar, de evocar objetos ausentes.
[      ] (0 aos 18/24 meses aproximadamente).
[     ] Estabelece diferença entre significante e significado, o que possibilita distância espaço-temporal entre o sujeito e o objeto, por meio da imagem mental.
[      ] A criança é capaz de imitar gestos, mesmo com a ausência de modelos.
[      ] Necessita de material concreto, para realizar essas operações, mas já está apta a considerar o ponto de vista do outro, sendo que está saindo do egocentrismo.
[      ] (entre os 9/10 anos aos 15/16 anos). 

8- Para Piaget, o sujeito estabelece ação de troca com o meio, o qual pressupõe duas dimensões: a assimilação e a acomodação. Por isso, esse sujeito age ativamente sobre o objeto, de forma que assimila-o, apropriando-se desse objeto. Sobre a teoria piagetiana da equilibração que abrange os processos de assimilação e acomodação, podemos inferir que:
a)   [     ] a assimilação é a ideia de que o aluno só assimila o conhecimento de seu interesse.
b)   [     ] a acomodação diz respeito ao comodismo de pensar e agir do aluno;
c)   [     ] a equilibração é o verdadeiro motor do desenvolvimento e do progresso intelectual;
d)   [     ] a assimilação  é a interpretação ativa de determinado objeto (conteúdo);
e)   [     ] a acomodação diz respeito as estruturas psicológicas do aluno;
f)    [     ] a equilibração diz respeito ao equilíbrio sensorial e motor do aluno;

9- O autor abstrai que o ser humano é criado histórico e socialmente, e que suas relações com a natureza e com os outros homens no nível da consciência são lidados de forma espontânea apenas quando ele não tem percepção da consciência sobre aquilo que está fazendo. Por outro lado, à medida que o homem toma consciência da consciência que possui, mais e mais ele abstrai sobre seus atos e sobre o meio. Com isto, seus atos deixam de ser espontâneos (no sentido biológico do termo) para se tornarem atos sociais e históricos, envolvendo a psique do indivíduo. Observe que, nesse diverso campo da consciência, existe como base metodológica e objeto de estudo a intencionalidade da consciência.
Essa ideia constitui o pensamento de:
a)     [     ] Vygotsky
b)     [     ] Piaget
c)     [     ] Paulo Freire
d)     [     ] Dermeval Saviani

10- A consciência é o estado supremo do homem.  Os elementos da consciência vão dar origem aos denominados processos mentais superiores, os quais são diferentes dos processos mecânicos, por estes serem ações conscientes, controladas ou voluntárias, envolvendo memorização ativa seguida de pensamento abstrato.
Qual é o princípio da teoria vygotskiniana esboçado nesse trecho?
a)     [     ] consciência da consciência;
b)     [     ] Tomada de consciência;
c)     [     ] memorização voluntária;
d)     [     ] consciência histórico-social.

11- São ideias abordadas por Vygotsky na sua contribuição à educação.
a)     [  ] Interessou-se por enfatizar o papel da interação social ao longo do desenvolvimento do homem.
b)     [     ] Que o homem é herdeiro de toda a evolução filogenética (espécie) e cultural,
c)     [     ] O desenvolvimento do homem dar-se-á em função de características do meio social em que vive.

12- A busca de explicar os processos mentais superiores baseados na imersão social do homem que por sua vez é histórico, ontológico e filogenético surgiu a partir da concepção:
a)   [     ] sócio-cultural ou histórico;
b)   [     ] interacionista;
c)   [     ] psicogenética;
d)   [     ] sociointerativa construtivista.

13- A aprendizagem dos alunos vai sendo assim construída mediante processo de relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural e com o suporte de outros indivíduos mais experientes. A interferência desses outros indivíduos é mais transformadora. Compreende a região de potencialidade para o aprendizado. No caso da criança, representa uma situação cognitiva em que ela só consegue resolver determinada tarefa psicointelectual com auxílio de alguém mais experiente.
Na teoria vygotskiniana esse conceito é chamado de:
a)     [     ] Processo Ambiental sócio-cultural (PASC).
b)     [     ] Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
c)     [     ] Setor de Interferência social (STS)
d)     [     ] Área de Aproximação Cultural (AAC)

14- Na teoria de Vygotsky, podemos apontar como correto ou incorreto.
a)   [     ] A aprendizagem não impulsiona o desenvolvimento;
b)   [     ] a escola tem um papel essencial na construção do ser psicológico e racional.
c)   [     ] A escola deve dirigir o ensino não para etapas intelectuais já alcançadas, mas sim para estágios de desenvolvimento ainda não incorporados pelos alunos;
d)   [   ] os estágios devem funcionar como incentivadores de novas conquistas psicológicas.
e)   [     ] a escola tem ou deveria ter como ponto de partida o nível de desenvolvimento real da criança (em relação ao conteúdo)
f)    [     ] a escola tem ou deveria ter como ponto de chegada os objetivos da aula que deve ser alcançado,ou seja, chegar ao potencial da criança.
g)   [     ] o professor não tem o papel de interferir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos.

É preciso detectar aquilo que os alunos conseguem fazer sozinhos. Em outras palavras, é preciso examinar a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) destes alunos e partir para uma complexidade maior intervindo por meio da linguagem numa interação rica de construção do saber. Por sua vez, tem-se que lembrar que os alunos advêm de meios sócio-culturais diferentes e que são herdeiros de toda evolução filogenética e cultural a que estão submetidos. Além disto, eles possuem capacidades cognitivas diferentes de apreensão da realidade.
15- Qual contextualização abaixo representa melhor o trecho acima?
a)     [     ] o aluno deve abrir sua mente a decorar os conteúdos aplicados na escola e em seu meio.
b)     [     ] o aluno não é uma “tábua rasa e vazia”, ele internaliza o conhecimento o mundo em que vive;
c)     [     ] o aluno é um depósito de informações a ser preenchido pelo professor;
d)     [     ] o aluno é um ser moldado pela escola e vazio em conhecimento;

Questão 16.
ü  A questão sobre se o desenvolvimento ocorre antes do ensino.
ü  A criança aprende primeiro para que se desenvolva.
ü  Os alunos aprendem determinados conteúdos quando tem condições intelectuais.
ü  Os alunos adquirem diversos conteúdos quando tem maturação cognitiva necessária a certo ensino.
ü  O desenvolvimento de um indivíduo somente se dá após determinado nível de aprendizado.

Essas polêmicas abordadas no estudo da teoria de Vygotsky apontam para a seguinte concepção:
a)     [     ] Aprendizado e desenvolvimento também compõem uma rica teia dialética nos processos cognitivos e psicológicos do indivíduo.
b)     [     ] O desenvolvimento da aprendizagem se dá mediante as condições intelectuais previamente detectadas;
c)     [     ] a maturação cognitiva dos alunos é pré-requisito para o desenvolvimento da aprendizagem;
d)     [     ] os alunos só aprendem aquilo que seu cognitivo permite a partir da influência histórico-social

17- Será que a escola está sendo capaz de desenvolver as habilidades cognitivas de seus alunos? Para responder a essa questão, Vygotsky ressalta o importante papel da escola abordando que essa instituição:
a)     [     ] em suas atividades deveria estar presente as instruções fundamentais;
b)     [     ] deveria contemplar as motivações que produzem aprendizagem.
c)     [     ] que a escola não deve permanecer no nível de desenvolvimento atual,
d)     [     ] que a escola continua reproduzindo conhecimento que o aluno já é capaz de adquirir sozinho,
e)     [      ] que a escola não deveria tornar-se um espaço de interação, aberta ao diálogo.
f)      [      ] é necessário que haja na escola espaço para transformação, para desenvolver o potencial dos alunos.
g)     [   ] a escola deve estar aberta às diferenças e ao erro, às contradições e à colaboração mútua.

18- Para Vygotsky, qual é a escola almejada?
a)     [   ] A que possui objetivos educacionais voltados a desenvolver as funções psicológicas e cognitivas de seus alunos.
b)     [     ] A que contempla a heterogeneidade e homogeneidade das turmas;
c)     [   ] a que parte das potencialidades do aprendiz, permita o amadurecimento intelectual e físico-motor
d)     [     ] a que abre espaço ao currículo e que forneça as condições necessárias para desenvolver os conceitos científicos e religiosos..


19- Sua teoria foi construída com base no desenvolvimento do indivíduo, resultado de um processo sócio-histórico, destacando a importância da linguagem e da aprendizagem de forma crescente e levando essa teoria a ser considerada histórico-social. Professor e pesquisador, foi contemporâneo de Piaget.
Essa informação refere-se a:
a)     [     ] Vygotsky
b)     [     ] Libâneo
c)     [     ] Paulo Freire
d)     [     ] Dermeval Saviani

20- Segundo Vygotsky, o único bom ensino é o que transmite ao aluno aquilo que o aluno não pode descobrir sozinho. Dentro desse contexto, defendeu o caráter essencialmente humanizador da imitação, palavra, por certo, banida de muitos manuais escolanovistas de pedagogia. Considera-se que se pode imitar tudo o que se queira. O que hoje sou capaz de realizar imitando não diz nada em favor de minha inteligência e, por seguinte, não pode caracterizar em absoluto o desenvolvimento da mesma. Na psicologia atual, pode considerar-se estabelecido que a criança somente pode imitar o que se encontra na zona de suas possibilidades intelectuais próprias.
Esse contexto representa:
a)     [     ] um reforço do pensador à abordagem da imitação;
b)     [     ] uma crítica do pensador à abordagem da imitação;
c)     [     ] uma reflexão positiva do pensador à abordagem da imitação;
d)     [     ] uma referência negativa do pensador à abordagem da imitação.

21- Vygotsky demonstra de uma análise das relações entre o ensino e o desenvolvimento intelectual na idade escolar. Ele mostra, ao analisar o desenvolvimento de uma criança, que é necessário não se deter apenas naquilo que já amadureceu; também é preciso captar aquilo que ainda está em processo de formação. Propõe a existência de dois níveis de desenvolvimento:
[1] o Desenvolvimento Atual;
[2] a Zona de Desenvolvimento Proximal.
Relacione esses níveis às concepções abaixo.
[     ] é aquele que abarca tudo aquilo que a criança não faz sozinha, mas consegue fazer imitando o adulto.
[     ] é aquele que pode ser verificado por testes nos quais a criança resolve problemas de forma independente, autônoma.

22- Observe as informações: duas crianças que revelaram o mesmo nível de desenvolvimento atual, no caso, ambas com idade mental de oito anos de idade.  Qual dos casos exemplificados abaixo representa a Zona de Desenvolvimento Proximal?
a)   [      ] naquilo que elas conseguiam fazer sozinhas, encontravam-se no mesmo nível de desenvolvimento.
b)   [     ] no que se refere aos problemas que eram solucionados com a ajuda de um adulto, uma das crianças atingia a idade mental de nove anos, enquanto a outra chegava à idade mental de doze anos.

23- Vygotsky critica a aprendizagem que se limita ao nível de desenvolvimento atual e postula que o bom ensino é justamente aquele que trabalha com a zona de desenvolvimento próprio. Essa informação é:
a)     [     ] correta                                  b) [     ] incorreta.

24- Vygotsky representa ainda, uma compreensão dos processos cognitivos. Para isso aborda duas atividades, são elas:
a)     [     ] a atividade mediada;
b)     [     ] a atividade instrutiva.
c)     [     ] a atividade cognitiva;
d)     [     ] a atividade avaliativa;

25- Vygotsky, de fato, introduziu uma perspectiva histórica na compreensão de como o pensamento se desenvolve e do que é, na verdade, o pensamento. Mas o interessante é que ele também propôs um mecanismo por meio do qual a pessoa se torna livre de sua própria história. Essa informação é: [ x  ] correta                                               b) [     ] incorreta.

26- São concepções da teoria de Vygotsky.
a)     [      ] A concepção histórico-social do desenvolvimento humano ;
b)     [     ] Os processos de desintegração existentes entre pensamento e atividade humana;
c)     [     ] A construção do ser humano nesse processo que é dialético e histórico;
d)     [    ] Concepção de sujeito – a relação deste com a realidade se dá por meio de mediações;
e)     [     ] A mediação não se processa pela utilização de instrumentos e signos;
f)      [      ] A mediação se dá também pela interação social, a transformação do meio e dos sujeitos.

27- Os principais postulados de Vygotsky são:
a)   [     ] a linguagem não é constituidora do sujeito;
b)   [     ] conhecer a relação entre pensamento e linguagem;
c)   [     ] na criança pequena, o pensamento evolui sem linguagem;
d)   [     ] o desenvolvimento da fala observa os níveis pré-intelectual e pré-lingüístico;
e)   [     ]  a partir da organização lingüístico-cognitiva, o pensamento se torna verbal e a linguagem racional;
f)    [     ] quando a fala serve ao intelecto, o pensamento não pode ser verbalizado;
g)   [     ] a criança sente a necessidade das palavras, aprende signos (função simbólica da linguagem);
h)   [     ] palavras com significado representam o fenômeno da fala;
i)    [     ] palavras com generalização sem significado envolvem atos de pensamento;
j)    [     ] palavras sem significado representam sons vazios;
k)   [    ] o pensamento nasce por meio da fala e, por isso, é importante examinar o significado da palavra no pensamento;
l)    [     ] a estrutura da fala é o reflexo da estrutura do pensamento;
m)  [     ] o pensamento é uma das funções que integram a atividade pessoal,
n)   [     ] finalidade do pensamento é a de estabelecer relações e conexões significativas entre os dados psíquicos;
o)   [     ] pensar é sinônimo de automatismo;
p)   [     ] a atuação do pensamento se dá pela associação, orientação e agrupamento dos dados perceptivos;
q)   [     ] o pensamento elabora e simboliza, generaliza e abstrai para poder classificar e ordenar, analisar e concretizar;
r)    [     ] a vida social e a constante comunicação entre adultos e crianças despertam e intensificam o pensamento;
s)   [     ] pensamento e linguagem são processos dependentes;
t)    [     ] a linguagem humana supõe mediação entre sujeito e objeto de conhecimento;
u)   [     ] as estruturas do pensamento modificam-se e encontram raízes na sociedade e na cultura;
v)   [     ] o pensamento acelera o aparecimento da linguagem.


 Por  Cledenilson Moreira
www.clednews.blogspot.com

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