Atividades Escolares 2 - Ensino Médio


Assuntos: Texto argumentativo, coesão e coerência.

Texto 01 - A maconha é uma droga, mas eu aprovo sua liberação. Com a maconha liberada, não teremos mais policiais nas favelas matando trabalhadores confundidos com traficantes. Não haverá mais bocas de fumo porque a venda pode ocorrer nas ruas e, ninguém pode obrigar as pessoas ao consumo, usa a droga quem quer fumar e pagar por ela.

Texto 02 - A maconha é uma droga, por isso deve ser proibida a sua comercialização e consumo. Primeiro, por que faz mal a saúde; segundo, provoca dependência química e distúrbios comportamentais e por fim, leva a morte porque abre espaço para outras drogas. Não acredito no discurso que é natural e assim não faz mal. Droga é droga e não faz bem a mente nem ao corpo.

Texto 03 - Mari estava indo à casa de praia no sertão do RN. Ela tem dois filhos e uma filha. A filha mais velha tem dois cachorros pretos e adora comer tapioca. Um dos gatos da filha pulou o muro da casa e entrou na piscina vazia. O outro cachorro correu atrás dos gatos e caiu na piscina. Os cachorros ficaram molhados e o terceiro filho mais velho socorreu o coitado.  A menina ficou muito feliz ao ver que seu gato estava molhado, mas sem arranhões. No final do dia, às 11 da manhã, Mari pega o carro e volta para sua casa no Rio de Janeiro trazendo os animais e toda a família.

Texto 04 - “Maria conversou picolé na noite de amanhã”.
Atividade
1-    Quais desses textos apresentam um ponto de vista ou opinião?
2-    Quais desses textos são coesos e coerentes?
3-    O que você compreende do texto 03?
4-    O texto 03 é coerente? Explique.
5-    Qual a incoerência apresentada pelo texto 04?
6-    Qual o posicionamento do autor e os argumentos apresentados nos textos 01 e 02?

Assunto: concordância verbal.

11/09/2011 16h38
Mesmo ainda fora do G-4, PC Gusmão mostra-se tranquilo
Técnico diz que equipe tem feito sua parte e aguarda pelo 'destino' para entrar no grupo dos líderes
A importante vitória por 3 a 2 sobre o Barueri, fora de casa, não foi suficiente para o Sport entrar no G-4 - o Americana, quarto colocado, bateu o Paraná em Curitiba. Invicto à frente do Sport, com três vitórias e quatro empates, o técnico PC Gusmão mostra tranquilidade.

                        1- Observe a notícia e responda.
O pronome “se” destacado na notícia está como:
a)  [    ] sujeito da oração.
b)  [    ] indeterminação do sujeito.
c)   [    ] reflexivo;
d)  [    ] apassivador.

Leia a tirinha e responda.
1       2- Qual a inadequação de concordância verbal na tirinha?
1       3- Observe a manchete e responda.
a)    Quais os verbos da manchete?
b)   Aponte provável inadequação de concordância verbal na manchete acima.
1        4- Observe os escritos no muro.

       5- Reescreva as informações completas fazendo às devidas correções adequando-as a   norma culta.
            
               6-  Observe se as frases abaixo apresentam concordância inadequada e as corrija.
a)    Em minha opinião não houve tumultos.
b)    Na rua haviam muitas poças d’água.
c)    Ali aconteciam muitas confusões.
d)    As instruções são claras: não aparecerá dúvidas.
e)    Bagdá teve vários ataques suicidas. A detonação de quatro carros-bomba na segunda-feira mataram 35 pessoas.
Observe a tirinha.
7- Explique a concordância verbal do verbo “ser” na segunda fala no primeiro quadrinho.
8- Quantos verbos têm na tirinha sem repetição?
a)    [    ] 2        b) [    ] 1                     c) [    ] 4                     d)[    ] 3 
Observe as faixas.
Vende-se ou vendem-se?
9- Observe a faixa e responda.
O pronome “se” escrito na faixa está:
a)    [    ] como indeterminação do sujeito.
b)    [    ] reflexivo;
c)    [    ] apassivador.
d)    [    ] sujeito da oração.


Vende-se ou vendem-se?
10 - Observe a faixa e responda.
O pronome “se” escrito na faixa está como:
a)    [    ] indeterminação do sujeito.
b)    [    ] reflexivo;
c)    [    ] apassivador.
d)    [    ] sujeito da oração.

Qual a inadequação de concordância verbal nas faixas?
1      11-  Observe o trecho e responda.
A vida é minha, eu faço o que eu quiser” Capital Inicial.
a)    Quais os prováveis sujeitos do período?
_______________________________________________________
b)   Quais os verbos do trecho?
_______________________________________________________
     12-  Observe se as frases abaixo apresentam concordância inadequada e corrija as que foram identificadas.
a)    Na minha opinião não houveram tumultos.
b)    Na rua havia muitas poças d’água.
c)    Ali acontecia muitas confusões.
d)    As instruções são claras: não aparecerá dúvidas.
e)    Bagdá teve vários ataques suicidas. A detonação de quatro carros-bomba na segunda-feira matou 35 pessoas.

3    13- Considere estes dois enunciados:
“O comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai quadruplicaram nos últimos anos – e fazem negócios melhores quem se comunica melhor”.
“O péssimo estado de conservação de muitas rodovias brasileiras causam prejuízos de milhões de reais no país”.
Ambos apresentam o mesmo problema de uso da norma culta.
a)     Aponte as três inadequações de concordância verbal nos trechos.

    14- Observe o trecho: “Seres, animais e objetos, tudo é descartável no mundo de hoje”. Qual a concordância do verbo “ser” nesse trecho?

 Assunto: Texto argumentativo.
Você é capaz de levantar argumentos defendendo duas ideias contrárias? 
Veja os textos.

Esquema 1
Assunto ou tema: aborto
Tese: posicionamento do autor: Eu concordo com o aborto.
Argumentos:
1º - A mulher tem o direito de não querer o filho em caso de estupro.
2º - A mulher corre risco de morte com a gravidez, assim deve abortar.
3º - O feto está deformado e traz perigo ao filho e a mãe.

O aborto é uma prática ignorada por muitas sociedades, mas na nossa sou a favor. Penso que deve ser permitido diante de algumas questões: a liberdade de escolha em casos de estupro que a mulher deve ter; em casos de risco de morte para a mãe e filho e, quando a deformação do feto colocar em perigo a vida da mãe.
Dessa forma, cabe a mãe decidir se terá ou não o filho, uma vez que ocorreu uma gravidez decorrente de um estupro. Ela não tem a obrigação de aceitar uma criança que será gerada de forma indesejada. O estupro é um crime horrível que traumatiza as mulheres e o filho seria um tormento de lembrança da violência ocorrida.
Nesse sentido, a mulher deve abortar quando sua vida e de seu filho estiver em perigo. A mulher pode vir a ter outro filho numa nova gravidez, por isso não é correto gerar este filho e ter morte para ambos. E ainda tem o risco de a mãe ficar estéreo caso venha a sobreviver.
O feto quando apresenta problemas de saúde, deformidades e há comprovação médica de risco de morte para a mãe, ela deve abortar, salvar sua vida e futuramente ter outro filho. Não faz sentido para ela querer o filho e morrer sabendo que a vida é mais importante quando tem alguém para gerar.
Portanto, acredito que o aborto não significa morte, e sim, vida, visto que permite às mães férteis ter mais filhos saudáveis. Assim, deve ser praticado de forma segura com todo aparato médico.


Esquema 2
Assunto ou tema: aborto
Tese: posicionamento do autor: Eu discordo com o aborto.
Argumentos:
1º - é crime porque tira a vida de seu humano;
2º - a criança não tem culpa e deve nascer;
3º - devemos defender a vida e não morte para perpetuar nossa espécie.


O aborto é uma prática inaceitável. Ele representa a morte, tira a vida do ser humano e sacrifica um inocente que não tem culpa de ser gerado.  Não se pode permitir que o aborto seja legal porque vai de encontro ao direito inviolável de viver e contribui para o fim da espécie humana: uma vida a menos.
A prática do aborto é condenável. Todo ser humano tem o direito de nascer e viver. Não cabe a outro ser humano decidir sobre sua vida, nem mesmo a mãe que engravidou. E não importa como engravidou. O que importa é que a vida deve ser valorizada sobre quaisquer aspectos.
A mãe que está grávida deve ter a criança. Abortá-la é culpar o bebê e não é correto tirar a vida de um inocente pelos atos errados de outros seres humanos irresponsáveis; seja pai ou mãe. A criança não tem culpa e não pediu para vir ao mundo.
Como podemos perpetuar nossa espécie se estamos matando os seres humanos antes de nascer? Abortar é matar. Devemos preservar a vida e combater a violência presente em nossa sociedade, a começar pela defesa de crianças na barriga da mãe. Só assim podemos defender a vida.
Enfim, devemos condenar a prática do aborto de qualquer forma, seja ele induzido ou não. Não deve haver aparato médico para fazer aborto. Não se pode permitir que a medicina faça aborto porque é uma ciência que alimenta estudos em prol da vida e não da morte.

Observe:
Ambos os textos seguem o mesmo esquema com ideias contrárias.
Na introdução.
O autor se posiciona e cita os três argumentos que serão apresentados. (1º parágrafo).
No desenvolvimento.
O autor detalha, explica e justifica cada argumento. Um parágrafo para cada argumento. (2º, 3º e 4º parágrafos).
Na conclusão.
O autor faz a retomada do seu posicionamento reforçando o seu ponto de vista. (5º parágrafo).
Os argumentos são fortes e convincentes?
Revise seu texto antes de escrevê-lo no espaço definitivo da proposta.
Observe se têm inadequações de ortografia, de concordância, de coesão e de coerência.

Atividade
1-    Qual o posicionamento do autor no texto 01 e quais os argumentos elencados?
2-    Qual o posicionamento do autor no texto 02 e quais os argumentos elencados?
3-    Cite os elementos de coesão utilizados em cada texto.


Assuntos: gêneros textuais e interpretaçao de texto.

Gênero Textual.
São textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição  característica.
Os gêneros textuais apresentam função social de comunicação.

Na verdade para nos comunicar, utilizamos “meios” que chamamos de gêneros textuais.
      Em nosso cotidiano, a produção dos gêneros textuais acontece sempre vinculada a um evento em que a comunicação humana é necessária.
      Exemplos de gêneros textuais:
      Telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, e-mail, sms, bate-papo virtual, etc.
      Existem gêneros textuais que exigem uma linguagem mais formal.
      Exemplos: ofício, requerimento, solicitação, intimação, etc.
      Outros, mais informal.
      Exemplos: bilhete, e-mail, sms, recados do coração, etc.
      Em todo texto produzido há:
  •       quem escreve – o autor;
  •       quem recebe a informação - o receptor;
  •       o assunto em discussão - tema;
  •       uma necessidade de comunicação - a função social;
  •       o que se quer transmitir ao leitor – a intenção comunicativa.
  •       A intenção comunicativa depende de cada gênero textual, pode ser: rir, informar, divertir, criticar, convencer, refletir, “espantar”, etc.

O que devemos observar num texto para compreendê-lo?
  • Prestar atenção à situação em que o texto foi produzido;
  • O objetivo para o qual ele foi feito;
  • Ao perfil de quem o escreveu;
  • Ao tipo de linguagem utilizada (mais ou menos formal ou informal);
  • Ao vocabulário empregado;
  • Sua estrutura – a forma como ele se apresenta.
  • Entender as relações do texto com a realidade.
           
      Suporte textual:
      É o veículo ou local onde podemos encontrar os gêneros textuais.
      livro, jornal, cartaz, revista, outdoor, encarte, blogs, home Page, etc.
  Tipos de textos: constituem sequências  linguísticas ou sequências de enunciados no interior dos gêneros e não são textos empíricos.
  •       Narrativo
  •       Explicativo
  •       Argumentativo
  •       Descritivo
  •       Dialogal
  •       Injuntivo
  •       Não há texto puro. Os textos são heterogêneos.

Atividades
TEXTO 01
1-  Qual é o gênero textual?
2-  Qual(is) as linguagens apresentadas no gênero textual?
a)  [     ] visual            b) [     ] verbal            c) [     ]gestual           d) [     ] digital
3-  Qual a intenção comunicativa do gênero textual?
4-  Cite o elemento da textualidade presente no gênero.

TEXTO 02
1-  Qual é o gênero textual?
2-  Qual(is) as linguagens apresentadas no gênero textual?
a)  [     ] visual          b) [     ] verbal            c) [     ]gestual           d) [     ] digital
3-  Qual a tipologia (tipo) textual do gênero textual acima?
a)    [     ] narrativo
b)    [     ] argumentativo
c)    [     ] descritivo
d)    [     ] dialogal

TEXTO 03
1-     O que podemos inferir desse gênero textual?
2-     Qual(is) as linguagens apresentadas no gênero textual?
a)     [     ] visual     b) [     ] verbal            c) [     ]gestual           d) [     ] digital

TEXTO 04
1-     O que representa completamente o texto acima?
a)     [     ] um gênero textual: jornal
b)     [     ] um suporte textual
c)      [     ] uma nóticia
d)     [     ] um gênero textual fotografia.


TEXTO 05
02 de maio de 2011 | 11h 11
Hillary Clinton afirma que luta contra o terrorismo continua.
Secretária de Estado, assim como Obama, disse que 'foi feita justiça' com morte de Bin Laden.
O presidente dos EUA, Barack Obama, confirmou a morte de Bin Laden durante um pronunciamento no início da madrugada desta segunda-feira, 2. Segundo Obama, a operação que resultou na morte do líder da Al-Qaeda foi autorizada por ele na semana passada.
Os rumores da morte de Bin Laden começaram a surgir na internet antes mesmo do anúncio oficial de Obama. Milhares de pessoas se aglomeraram em frente à Casa Branca, com, com bandeiras americanas, para comemorar a morte daquele que era o inimigo número 1 dos Estados Unidos. A cena se repetiu em Nova York, onde a população comemorou em frente ao marco zero.
Bin Laden ocupava o primeiro lugar na lista de criminosos mais procurados pelos Estados Unidos e era acusado de dezenas de atentados, entre eles os de 11 de setembro de 2001, que mataram cerca de 3 mil pessoas no World Trade Center, em Nova York, e no Pentágono, em Washington. Desde o 11 de setembro, ele era o criminoso mais procurado pelas forças americanas. A recompensa para informações que levassem ao seu paradeiro era de 25 milhões de dólares.

1-     Qual é o gênero textual?
2-     Qual(is) as linguagens apresentadas no gênero textual?
a)     [     ] visual     b) [     ] verbal            c) [     ]gestual           d) [     ] digital
3-     O texto apresenta linguagem formal ou informal?
4-     De acordo com o texto, é incorreto afirmar que:
a)        [     ] Osama era o inimigo principal dos EUA desde 11 de setembro de 2001;
b)        [     ] Obama foi responsavel pelo atentado do Word Trade Center em 11 de setembro/2001;
c)        [     ] Osama realizou atentado terrorista contra o pentágono, em na capital americana;
d)        [     ] A recompensa dos EUA era de U$$ 25 milhões por informações de Bin Laden.

TEXTO 06
1-  Qual é o gênero textual?
2-  Qual(is) as linguagens apresentadas no gênero textual?
a)  [     ] visual          b) [     ] verbal            c) [     ]gestual           d) [     ] digital
3-  Qual a tipologia (tipo) textual do gênero textual acima?
a)    [     ] narrativo
b)    [     ] argumentativo
c)    [     ] descritivo
d)    [     ] dialogal

TEXTO 07
1-    Qual é o gênero textual?
2-    Qual(is) as linguagens apresentadas no gênero textual?
a)  [     ] visual          b) [     ] verbal            c) [     ]gestual           d) [     ] digital
3-  Qual a tipologia (tipo) textual do gênero textual acima?
a)    [     ] narrativo
b)    [     ] argumentativo
c)    [     ] descritivo
d)    [     ] dialogal


Qual o gênero textual dos textos abaixo?

Qual a intenção comunicativa dos textos abaixo?

Texto 01
      Você já reparou como estas coisas se atraem:
• Olhos e bunda
• Mulher e Shopping
• Homem e cerveja
• Queijo e goiabada
• Chifre e dupla sertaneja
• Carro de bêbado e poste
• Jato de mijo e tampa de vaso
• Político e dinheiro público
• Roupa branca e molho de tomate
• Tampa de creme dental e ralo de pia
• Café preto e toalha branca na mesa
• Chuva e carro trancado com a chave dentro
• Dor de barriga e final de rolo de papel higiênico
• Bebedeira e mulher feia
• Mau humor e Segunda-feira!

Texto 02
Esposa mata marido depois foge.
Dia 28 de Outubro ( domingo ),  o senhor Cláudio Araújo e sua esposa Adriana, foram à praia e lá tiveram uma discussão. Ele estava com ciúmes dela. Quando eles chegaram em casa, Cláudio agrediu sua esposa e depois foi assistir TV. Ela falou:
- Hoje morre eu ou você!
Ele pensou que ela estava brincando, nem ligou, ele estava assistindo TV e adormeceu na cadeira. Era 4:00 hs da manhã. A esposa saiu do quarto com uma pistola, pegou uma almofada, colocou sua filha dentro do banheiro, chegou perto dele, colocou a arma na cabeça, a almofada de lado e deu-lhe um tiro.
(texto adaptado)


Por Cledenilson Moreira
www.clednews.blogspot.com 

Comentários

  1. Olá poderia me passar as respostas do exercício 6 sobre concordância inadequada?

    ResponderExcluir
  2. onde acho as respostas por favor eu preciso

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria do gabarito para saber se eu acertei ou não as questões...

    ResponderExcluir
  4. Onde consigo as respostas??
    gostaria de saber se acertei.
    obrigado

    ResponderExcluir
  5. As questões sobre Gêneros textuais estão muito boas, parabén!

    ResponderExcluir
  6. As questões sobre Gêneros textuais estão muito boas, parabén!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Gostei muito das atividades e gostaria de saber o gabarito para conferir minhas respostas. E-mail lucineiajoanamp@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Gostei muito das atividades e gostaria de saber o gabarito para conferir minhas respostas. E-mail lucineiajoanamp@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI DAS ATIVIDADES...MEUS ALUNOS FIZERAM ANIMADAMENTE ...FIZ PESQUISEI MAS GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO PARA COMPARAÇÃO...SERÁ POSSÍVEL
    E MAIL CRUZMAGALHAES@BOL.COM.BR. AGRADEÇO DESDE JÁ.
    MARLENE CRUZ

    ResponderExcluir
  10. PQRABÉNS PELAS ATIVIDADES! GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO. falecom_jhamille@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário