Telma Galvão: pureza e poesia

Telma Galvão de Lima: poetisa de nossa terra.
Nasceu em Pedro Velho, RN quando a maternidade era na cidade vizinha de Canguaretama, em 09 de novembro de 1968. Estudou na Escola Estadual Dr. Pedro Velho atual Fabrício Maranhão, antigo grupo velho da 1ª a 4ª séries; da 5ª série a 8ª série estudou na Escola Municipal José Targino; o antigo 2º grau cursou na Escola Estadual Professora Maria Ocila Bezerril, todas em Pedro Velho, RN.  É graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú, UVA; atualmente faz pós-graduação em nível de Especialização em Educação Infantil pela FAL – Natal-RN.




Revista Preá - RN - mar/abril/2005
Teve participação em vários eventos voltados para cultura em Pedro Velho-RN, como Semana de Arte, Cultura e Humanidades - Chico Antonio; atualmente é professora e Coordenadora Municipal de Cultura no município de Pedro Velho, RN.


Publicou dois livros de poesias intitulados “Silêncio” e “Quadro de poeta”. Suas poesias contemplam estilos subjetivos com versos livres voltados para introspecção. Elas expressam  sentimentos, vida e natureza.


Telma Galvão, por seu estilo poético é mais um talento de nossa terra que inspira os leitores com o seu eu - lírico de natureza expressiva, subjetiva e natural. Merece o seu espaço dentre as poetisas célebres de nosso Estado. Ela teve um destaque na Revista Preá, que fez uma matéria sobre a cultura de Pedro Velho, RN intitulado “Cultura ressurge sobre as ruínas do passado” (mar/abril/2005).


Seu dom poético sentimentalista é semeado e diluído em poesia sem a necessidade de um nome. O sentimento é sentido e não precisa identificá-lo por meio de títulos. Muitas de suas poesias não têm título simplesmente pela naturalidade ao sentir e escrever. Colocar um título seria forçar o sentimento para outro caminho, que quiçá, não representasse  aquilo que se deseja expressar. Bastam os versos para internalizar a subjetividade do amor poético.















As poesias de Telma Galvão são originais e patenteadas. Qualquer uso deve respeitar a fidelidade da fonte. Todos os direitos reservados.
Por Cledenilson Moreira.
www.clednews.blogspot.com

Comentários