Os gays e a Bíblia


É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.
No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as “pessoas diferenciadas”...).
Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc).
No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela “despenalização universal da homossexualidade”.
A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu Catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.
Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina. 
Frei Betto
São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.
A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que “quem ama conhece a Deus” (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama...).
Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?
Ora, direis ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os “eunucos de nascença” (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.
Militares gays
 Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?
  Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei. 
Autor: Frei Betto
www.uol.com
Pastores Homo
Frei Betto.  Carlos Alberto Libânio Christo nasceu no ano de 1944, em Belo Horizonte, MG, Filho de um cronista do jornal Estado de Minas e de uma autora de livros sobre culinária, manifestou desde cedo a vocação para a escrita. Em 1965, entrou para o convento dos dominicanos, onde se tornou frade. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia.
Como jornalista, atuou na Revista Realidade e no jornal Folha da Tarde desafiando a censura do regime militar. Foi preso político de 1969 até 1973.
Foi a partir de um livro publicado nesse período que ganhou renome nacional e internacional. Com o livro Batismo de sangue, de 1983, ganhou o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil.
Assessor da Pastoral Operária e de movimentos populares, colabora com vários jornais e revistas.
Algumas obras já publicadas: Castas da prisão, 1974; O fermento na massa, 1981; O dia de Ângelo, 1987; Essa escola chamada vida, 1988 (em parceria com Paulo Freire e Ricardo Kotscho); A menina e o Alfabetto, autobiografia escolar, 2002.

Fonte biográfica: BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto e MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Tudo é Linguagem. São Paulo: Ática, 2006, 6ª série, p.88

Por Cledenilson Moreira.
www.clednews.blogspot.com

Comentários

  1. Que desgraça! NÂO Á PL/122

    ResponderExcluir
  2. blog nota mil meu primeiro acesso e já gostei :}

    ResponderExcluir
  3. Vergonha!
    TODOS DIGAM NÃO A PL/122!!!!
    Não sou homofobico, muito pelo contrario respeito e tenho muitos amigos Gays que também são contra essa lei! A constituição é unica para homens, mulheres e gays e porque privilegiar essa classe???

    ResponderExcluir
  4. Os maiores homofóbicos sempre se dizem não o ser. Mas manifestam sua homofobia com hipocrisias. Eles aceitam tudo de ruim da sociedade, mas não aceitam a liberdade do amor entre pessoas do mesmo sexo. Para eles, os homo devem se privar da liberdade e se punir, se esconder e morrer, pq o espaço do público é só pra hetero. Eles veemo homo como ridículo e não como ser humano criado pelo mesmo Deus de todos. Parem de hipo seus homocrisias...

    ResponderExcluir
  5. O que aconteceu com o meu comentário anterior?

    ResponderExcluir
  6. Permita-me discordar da sua afirmação "Ninguém escolhe ser homossexual. A pessoa nasce assim."
    Ainda não foi comprovado cientificamente que a pessoa nasce homosexual, existem duas ordens cromossômicas e elas são ordem cromossômica masculina e feminina, portanto um indivíduo que se diz homosexual tem a mesma ordem cromossômica de um indivíduo heterosexual do mesmo sexo. Em outra afirmação você cita que a igreja católica não condena o homosexual, e nem deve. Porém a luz da Bíblia a prática homosexual que deve ser condenada e não o ser praticante, leia no AT (Lv 18.22) ou no NT (Rm 1. 26-27). Deus ama as pessoas mas abomina o pecado e tal prática é pecado segundo a maior regra de fé " A Bíblia".

    ResponderExcluir
  7. Todas estas coisas ´são abominação. Deus criou homem e mulher, o que vem fora disso vem do malígno que está reservado fogo e enxofre.

    ResponderExcluir
  8. casal é homem e mulher, dois homenes ou duas mulheres sao no máximo um ´´ par´´

    ResponderExcluir
  9. hoje é a última vez que entro nesse blog, ta muito sem graça.
    quem esta longe quer saber como anda nossa querida cidade e não ver tabela de futebol.

    adeus.

    ResponderExcluir
  10. Caro colega anônimo do comentário acima, a Internet é uma diversidade e se compreende q seja assim. Há milhões de blogsites e poucos sobre Pedro Velho-RN. Além disso, a liberdade de escolha é marca registrada do www.clednews.com - Quanto a informações sobre Pedro Velho, este blogsite não tem função de ser noticiário, porém, não há outro do gênero com mais informações concretas sobre Pedro Velho do que o www.clednews.com - Boa escolha!

    ResponderExcluir
  11. HISTÓRIA, CULTURA, ARTE, MÚSICA, ESTILO, LITERATURA, SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA, ORIGENS,PERSONAGENS, POLÍTICA, E TUDO (TUDO) SOBRE PEDRO VELHO-RN VOCÊ ENCONTRA NO www.clednews.com - HOJE COM MAIS DE 245.000 ACESSOS. Quer queira ou não, vamos ultrapassar essa marca.

    ResponderExcluir
  12. oi tudo bem clednews? gostei muito desta matéria.
    Queria lhe pedir para colocar em seu site alguma coisa sobre Eutanásia se puder desde já obrigado!
    Ass: Naldo

    ResponderExcluir
  13. sou cristão, sou gay, sou casado com mulher e nao assumido...eu penso assim....minha vida particular...só dá respeito amim mesmo...a pessoa a com quem estou no ato sexual e a Deus o qual não tem por onde esconde-lo...nada mais.....e nao preciso fica dando bandeira que sou gay..hetero ou bisexual... ando na minha normalmente...estou nesta onda desde meus 15 anos...hj com mais de 50 anos.e levo a vida cantando...pra que todo esse alarme.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário