A EDUCAÇÃO ESTÁ GRÁVIDA, mas não pode esperar.

10%  DO PIB NA EDUCAÇÃO JÁ!!
EDUCAÇAO DEVE SER PRIORIDADE.


Nosso blog, caracteristicamente educacional e social, não pode ficar distante dessa discussão. Cerca de 90% dos trabalhadores em educação estão em greve no Estado do Rio Grande do Norte. A greve já se configura como a maior dos últimos 20 anos. Há uma expectativa de uma duração próxima dos 120 dias, a partir do silêncio e da falta de competência e de compromisso da atual governadora do RN.
O debate reivindicatório dos professores não poderia ter vindo num momento melhor; quando a Rede Globo apresenta o "JN no Ar" mostrando a realidade de algumas escolas no Brasil: as de maiores e menores IDEBs sorteadas por regiões do país.
E nesse contexto, uma professora, muito profissional, rouba a cena em plena audiência pública sobre a educação no RN: Amanda Gurgel, professora graduada e especialista, apresenta um Raio-X da situação dos professores no nosso Estado e de nosso sistema de educação, inclusive, apontado, com muita propriedade, as concepções equivocadas sobre a educação que existem na mente dos nossos políticos ultrapassados e de pessoas colocadas para exercer cargos de Secretariado, sem uma clara e realista acepção do que, realmente, é a educação.
Impressionante a situação salarial dos professores em todo o Brasil. A Globo mostrou a realidade salarial e comprovou que o Nordeste Brasileiro tem o menor salário do Brasil para professores. Mesmo evidenciando um caso raro de uma professora no Ceará que recebe 2.400 reais. Mas vejamos, o salário da professora Amanda Gurgel é de 930,00; para ultrapassar o da professora do Ceará é preciso multiplicá-lo por três, no caso, os três turnos a Amanda citou.
E no Sul, o salário de 3.500 reais. Para atingir esse valor, o salário de Amanda deveria ser multiplicado por 4. 
O Governo Federal instituiu o Piso dos Professores que ainda é pequeno, e veja, a incoerência, quem deveria prezar por qualidade na educação, contesta sua constitucionalidade e nega esse direito legal. Realmente, Amanda tem razão: educação está longe de ser prioridade.
O vídeo da TV Assembleia postado no You Tube já rendeu mais de 700.000 acessos e merece ser visto no mundo inteiro.
Parabéns a professora Amanda Gurgel pelas palavras fabulosas e realistas de seu discurso. São essas pessoas que o Sinte, a nossa justiça e os governos deveriam, não só ouvir como também dispor total atenção.
Mais uma vez, parabéns!
Veja o vídeo.






Por Cledenilson Moreira
www.clednews.blogspot.com

Comentários

  1. é isso ai, temos que nos unir para lutar por uma educação de qualidade.A verdade tem que ser escancarada,o descaso do poder público com a educação tem que acabar,pois só assim teremos um país menos desigual,e uma sociedade mais justa.A nossa voz tem que ser ouvida...

    ResponderExcluir

Postar um comentário