Redes sociais



Facebook, Orkut, Habbo, HI5, twitter, Gazzag, Drimio, DrinkedIn, flickr, jumo, MSN, sites, blogs, e-mail e outras redes sociais são usadas por pessoas do mundo inteiro para se comunicar, publicar fotos, vídeos e recados. Mas as redes sociais não são apenas mera publicação com objetivos financeiros e de promoção; elas são meios aos quais as pessoas se ajudam, criam amizades, postam sentimentos, especulam mentiras, atualizam a fofoca, choram, sentem e liberam sua religiosidade. É comum encontrar “Promova” do Orkut variadas frases e fotos sobre Deus, Jesus Cristo, Alá ou princípios de humildade, humanidade, amizades, companheirismo, fraternidade, amor e carinho.

 
As redes sociais tornam-se instrumentos importantes na vida social. Por meio delas as pessoas resolvem de forma rápida, quase instantânea, vários problemas. Um recado de amigo, a morte da vizinha, o aniversário da colega, o namoro da jovem, os momentos de férias, etc. Um pouco de tudo se encontra nessas redes sociais via Internet, a rede mundial de computadores.



A Internet é um mundo tão real quanto o nosso existencial. Nela se compra, vende, se diverte, se fala, canta e vê o mundo sem sair de casa ou numa cadeira nas lan Houses. A única diferença é que tudo acontece de forma virtual. Certo dia, resolvi comprar um DVD e um celular pela Net e só acreditei que funcionava, conforme o mundo real, quando recebi pelos Correios os aparelhos na minha porta. A surpresa ficou por conta da instantaneidade e de saber que alguns anos atrás isso não existia. Para as pessoas plugadas de hoje, é natural e normal. Nada estranho.

 
Contudo, as redes sociais não são apenas meios de comunicação agradáveis. Nela escondem-se várias pessoas aproveitadoras, de mau-caráter e perigosas, das quais devemos tomar muito cuidado. Da mesma forma que um celular chega a sua casa por compra nas redes sociais, um estranho pode invadir sua casa, sem ser convidado, ou entrar na sua vida a seu convite e destruir seu sossego sem você menos esperar.

Cena do Filme "A rede social".

 
Da mesma forma, pode-se comprar uma câmera filmadora e você receber em casa, sem saber, um pacote de cocaína. A Net é assim, tem seus riscos, suas oportunidades e seus constrangimentos. Não há legislação específica para as postagens nas redes sociais, mas já existem punições legais para os abusos e crimes na rede quando são identificados. As redes sociais tornaram-se um negócio muito importante na vida das pessoas e gera um mercado bilionário mundialmente.

Mark Zuckerberg, dono do facebook, tornou-se o jovem mais rico do mundo.



Comentários