De partir o coração: a fome


Como é possível alguém dormir tranquilo diante de uma massa de seres humanos passando fome no mundo. Problema deles?! Não! Problema nosso! A fome perversa virou epidemia mundial. Uma das causas desse problema é a idiotice de jogar para os outros o papel social de cada um. Contribuímos para a fome quando desperdiçamos alimentos em massa na nossa casa, em restaurantes, supermercados e em variados meio de produção. Quando também não doamos um pão a quem precisa ou não lutamos para que os governantes desenvolvam uma política pública voltada para acabar com essa vergonha mundial.




São seres humanos morrendo a cada hora por não ter o que comer. A fome não é somente aquela necessidade de alimentar e que vamos à geladeira, pegamos um leite ou fazemos um sanduíche para comer, ainda reclamando do tipo de comida que temos; a fome é essa necessidade que sentimos, mas quando procuramos a comida não encontramos em lugar algum. Ela é decorrente da pobreza extrema, pessoas que vivem muito abaixo da linha de pobreza e são considerados miseráveis. É inadmissível! Um mundo com tanta riqueza, tanta terra e produção ainda presenciar tamanha desumanidade.






A questão da fome passa pela questão da terra. Pouca gente com grandes latifúndios improdutivos e muita gente sem um pedaço de chão para plantar e obter sua subsistência. A Banda de Forró Matruz com Leite, antigamente fez uma música muito sábia que tinha o trecho, “Deus fez a grande natura com tudo quanto ela tem, mas não passou escritura da terra para ninguém”.




O que mais choca não são as imagens desse Post, e sim, o comodismo e a conivência de nossos semelhantes com tanta perversidade. Certo ano, vi uma reportagem em que um fazendeiro, convivendo com uma crise temporária do leite, resolveu jogar no lixo, litros e mais litros do produto. “É melhor jogar no lixo do que doar para os pobres” essa foi à concepção dele. Algum tempo atrás, a atriz Glória Pires, noutra crise fez a doação do leite de sua fazenda para os pobres necessitados.






Quando eu era mais jovem, tinha um projeto de fundar uma associação de combate a fome chamada “ACOF”. Era simples: as pessoas faziam um cadastro de doação mensal de produtos não perecíveis para as famílias carentes de nosso município, estas eram cadastradas e prestavam serviço social a comunidade. Tarefas simples em escolas, igrejas, associações, horta comunitária e outras instituições públicas. O projeto era bem completo, no entanto, não há como detalhá-lo aqui.










Na África existe um quadro muito assustador agravado pela fome crônica que assola as populações. Conforme pesquisa da ONU, em 2002, às vésperas da Rio + 10 (Conferência sobre o Meio Ambiente), a ONU alertava que cerca de 13 milhões de pessoas no sul da África corriam o risco de morrer de fome. Além da fome, dos altos índices de contaminação pelo vírus da AIDS e outras doenças e das guerras civis, a má administração dos recursos por parte de governos corruptos e ditadores contribui para esse quadro. A África apresenta índices alarmantes de desnutrição infantil.










O que nos faz chorar diante da fome é o descaso da falta de projetos e essa acomodação das pessoas. Sabemos que é possível fazer nossa parte, doar um pouco de nós para ajudar essas pessoas famintas em nossa comunidade; porque se fizermos isso, estaremos contribuindo para amenizar o problema em nível global. Cabe a cada um ser um “beija-flor apagando um grande incêndio”. Se cada um fizer um pouco, estaremos buscando um mundo melhor para os seres humanos.





Por Cledenilson Moreira

Comentários

  1. Realmente é de partir o coração, infelizmente as pessoas não dão tanta importância para tal assunto. Já sobre o post do FUTSAL, rendeu muito mais de 200 comentários .

    ResponderExcluir
  2. Muito Triste essa realidade ,um com tantos e outros sem nada concordo com o Roberto para falar de futsal tiveram muitos a debater a agredir com palavras mas importante do q o futsal esta bem aqui em nossa frente.Cledenilson abraço e parabens pelo otimo trabalho .

    ResponderExcluir
  3. É muito triste a situação da fome no mundo. E enquanto isso acontece, os governantes vivem com suas familias muito bem.Isso é justo?
    Leônia

    ResponderExcluir
  4. Confesso que ainda ha algumas lagrimas correndo pelo meu rosto ao ver essas fotos é impossivel não sentir vontade d eajudar ..
    Mas como ???????
    Espero que DEUS guie pessoas sabias responsaveis e de coração bom para salvar essas pessoas nós q vivemos fazendo dietas não comemos por que não queremos devemos repensar .....

    ResponderExcluir
  5. Já estamos cansados de saber que tudo isso acontece mas não podemos fazer mais nada pra dizer a verdade até podemos mas para isso devemos estar juntos unidos e acabar com esse mundo que passa fome com pessoas que desviam dinheiro...Vamos acabar com esse mundo de fome pobreza e que grita SOCORRO me chamo Feh franthesco meu msn é mlima1922@hotmail.com me add vamos trocar ideias e tentar mudar o fim desse mundo que logo logo esta por vir !

    ResponderExcluir
  6. kd o presidente desse país k nao ver essa miseria ....?

    ResponderExcluir
  7. Nós que se Dizemos Cristãos deveriamos ser os primeiros a fazer algo. Acorda igreja!!! A que Deus seguimos? o deus da prosperidade? Mamom? quais são os bezerros de ouro do mundo atual? a benção? Por isso o Senhor Jesus aletou que haveria um tempo em que não suportariam a sã doutrina e fariam senhores para si mesmos conforme suas vontades!
    Acorda igreja!!! Devemos agir!!! Jesus está voltando dará a cada um conforme o seu galardão!
    Que possamos nos desgrudar desse mundo caído na corrupção de uma vez por todas! Acorda igreja!!!!Pelo amor do Deus que vocês dizem seguir e amar!! matem a fome dos cativos, de-lhes comida, saida que o que voce tem só tem para partilhar e não para acumular!!!NÃO PARA ACUMULAR!!!

    ResponderExcluir
  8. meu deus fiquei chocada com essa realidade devemos aprender a dar valor a um pedaço de pão.
    É nessas horas que perguntamos onde estas as autoridade que se diz tão competente?eis a questão

    ResponderExcluir
  9. ESTE É O POST MAIS VISTO DO BLOG COM MAIS DE 5.000 ACESSOS. SINAL QUE DEVE SER UMA PREOCUPAÇÃO MUNDIAL.

    ResponderExcluir
  10. Sou de taubaté-sp estou fazendo pesquisa sobre a fome para o meu curso...a matéria foi ótima e as fotos impressionam.Infelizmente essa é a realidade do mundo.Temos que pensar que não vivemos isoladamente no Brasil longe deste problema social, apesar do nosso país também ter índices de desnutrição mas não chega a esse nível caótico Africano..vivemos num mundo globalizado e isto faz parte sim da nossa realidade!Mudar isto?Só através do voto!!

    ResponderExcluir
  11. Sou de Aracaju-SE e tbm estou fazendo uma pesquisa para meu curso.. fiquei impressionada com as fotos e deu muita vontade de chorar, infelizmente isso é o que realmente acontece.. e nos fazem acreditar que o fim tá chegando!

    ResponderExcluir
  12. muitos morrem de fome e doenças dá até dó de ver
    pena que é essa realidade!

    ResponderExcluir
  13. SE AS PESSOAS PENSASSEM UM POUCO, AGRADECERIAM MUITO A VIDA QUE TEM. É DE PARTIR O CORAÇÃO VER SERES HUMANOS TÃO SOFRIDOS PELA OPRESSÃO SOCIAL DO MUNDO INTEIRO... PELO MENOS, LOGO CHEGARÁ O APOCALIPSE E ESSAS PESSOAS TERÃO SUA JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  14. Esperamos um dia a Justiça de Deus...e quando ela chegar...mudará toda realidade da humanidade....lamentável ver seres humanos em condçoes sub-humanas...triste..!

    Deeeeuuusssss que a realidade desse senario mude logo....porque se depender de homens estamos arruinados.

    ResponderExcluir
  15. Jesus por que ? tanta gente com dinheiro e o ser humano morrendo de fome ??????????????????? porraaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    até quando vai o orgulho humano? o animal não sente vergonha de nada,o homen deveria sentir vergonha do que não faz.

    ResponderExcluir
  16. é triste saber que tm gnt passando fome enquanto outras estao se divertindo e comendo do bom e do melhor.!

    ResponderExcluir
  17. Sem sombra de duvidas é muito triste ler essa matéria, porém, o que muda realmente em nossas vidas observar a essas, imagens?!
    Todos teremos por instinto, vir aqui e falar que "Deus" lhes dará o conforto merecido, e que "o ser humano" deveria se envergonhar por não fazer nada para combater isso...
    Babozeira, porque, como dizem esse não é um problema, causado por mim, ou por voce que me lê agora, e concordo com isso... Acredito que todos, que lerem isso aqui, (pode acreditar que não serao muitos) pensaram: "Não! Mas se eu pudesse, eu os ajudaria sim!" Mas pare para pensar... Você esta cercado de oportunidades, de ajudar ao próximo, doando sangue, doando orgãos, brinquedos ou alimentos no natal, cestas basicas a instituicões de caridades, ou mesmo, a moradores de aréas pobres, você que é profissional, ja pensou que você poderia prestar uma vez por semana, ou até mais seus serviços, de uma maneira gratuita a uma pessoa que não possa te pagar!?
    Enfim... O que quero dizer é, que o ser humano, tem por estinto, olhar, falar, reclamar, virar as costas e esquecer de tudo... Voltando-se mais uma vez, a preocupar-se apenas com seu bem estar, sem se "importar" com os problemas alheios!!!

    ResponderExcluir
  18. o q mais me da raiva é de saber uma verdade que nem eles mesmo sabem!!! putzzzzz tenho nojo desse governo podre de todo o mundo!!!

    ResponderExcluir
  19. Mas DEUS vai mudar esta realidade, em nome de Jesus! É triste ver e ler este documentário, mas não em com uma quantia em dinheiro que vamos mudar este fato, tem muito trabalho pla frente, mas oro para Deus intervir nestas vidas.

    ResponderExcluir
  20. Não existe palavras para tal situaçao.Infelismente com essa sitaçao podemos ver o quanto somos miseráveis e egoistas, queremos tanto e pedimos tanto. E essas crianças só querem neste momento um prato de comida.Que muitas das vezes temos o alimento dentro de nossas casas que nos é oferecido e que é proporcionado para nos e muitas das vezes NÂO queremos. A verdade é que ,não só o governo mas todos nós temos culpa.O único que pode mudar essa situação é DEUS com sua divina miséricordia somente ELE!!!

    ResponderExcluir
  21. O sofrimento é o pai nosso de cada dia.

    ResponderExcluir
  22. infelismente tudo isto acontece há muitos e muitos anos e nunca ninguém fez e não farão nada simplesmente pq estes seres humanos esquecidos por todos não traz lucro para o mundo e muito menos para os calhordas q tem o poder e condição para arrumar esta desgraça q olhamos, olhamos e a única coisa q conseguimos pensar é: "OH MEU DEUS PQ ISTO ACONTECE".
    Podem gravar isto em suas memórias, iremos morrer de velhice ou doenças assim tbem nossos filhos, netos e tataranetos e neste mundo podre ainda estará do mesmo jeito para pior, "INFELISMENTE".

    ResponderExcluir
  23. o ser humano deveria se preucupar em cada alimento desperdiçado,pois cada aleimento jogado fora,e uma pessoa que neste exato momento esta passando necessidade,cade o povo com aquele espirito de solidariedade,para lutar por uma causa tão grave,que tanta gente precisa,precisamos erguer nossa mão para que ajudar a estas pessoas.

    ResponderExcluir
  24. ESSE REBANHO DE PULITICO FAZ POHA NIUMA SO QUER SABE DE COBRA QAUNDO CHEGA ELEIÇAO DIS.. A EU VO FAZE ISSO E AQUI E OS COITADOS MORRERM DE FOME VAI SE FERRA SEUS MERDA TEM GENT EMORRENO POR CAUSA DE VCS E VCS NEM AI VAI Q AUGUEM TE AMEAÇA LKKKKKK VO DA RISADA REBANHO DE PULITICO SAFADO E CORRUPITO

    ResponderExcluir
  25. Rfapaz eu falo mermo quem ai comcorda mand aum salve !!!

    ResponderExcluir
  26. Rfapaz eu falo mermo quem ai comcorda mand aum salve !!!

    ResponderExcluir
  27. ESSE REBANHO DE PULITICO FAZ POHA NIUMA SO QUER SABE DE COBRA QAUNDO CHEGA ELEIÇAO DIS.. A EU VO FAZE ISSO E AQUI E OS COITADOS MORRERM DE FOME VAI SE FERRA SEUS MERDA TEM GENT EMORRENO POR CAUSA DE VCS E VCS NEM AI VAI Q AUGUEM TE AMEAÇA LKKKKKK VO DA RISADA REBANHO DE PULITICO SAFADO E CORRUPITO

    ResponderExcluir
  28. Infelizmente nossos parlamentares somente se preocupam com aquilo que lhes dão “lucro”... Copa do mundo dá né... então com certeza continuarão falando sobre esse assunto... (Copa 2014)

    ResponderExcluir
  29. EI MARCELO ALCâNTARA CONCORDO COM VC (ESSE POLITICOS TA NEM AI PRA NINGUEM TEM GENT EAI PRECISANDO DE UMA CAS APRA MORAR DE COMIDA PRA COMER E ELES HA HA HA NEM AAAIIII PRA NINGUEM TAO GASTANDO NOSOS DINHEIRO EM UQUE HAM EM COPA 2014 QUER SABER DE UMA COISA MANDA ESSE MERDA DE POLITICO ENFIAR ESA COPA NO >>#<< VCS SABE ONDE.

    ResponderExcluir
  30. Nossa, é triste saber que nós ser humano gastamos muito com comida e a jogamos fora por causa que não sabemos a nossa quantidade, melhor dizendo a gula é poderosa demais. mas nada que nos faça retribuir ao próximo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário