HIPOCRISIA! Não quero uma pra viver.

Mentir, mentir, mentir. Por que muita gente procura ganhar a vida sustentando mentiras? As pessoas hipócritas são as que mais pregam a “verdade” e não são só políticos, são pessoas vistas como normais. Dizem os sábios que o ser humano consegue enganar muita gente por pouco tempo, e pouca gente por muito tempo, mas nunca vai conseguir enganar muita gente por muito tempo. Isso reforça aquela ideia de que mentiras têm pernas curtas. Eu acredito nisso!

Por quanto tempo uma mentira será sustentada na consciência dos hipócritas? A resposta é simples: a vida inteira porque o mentiroso consegue enganar sua própria consciência a ponto de não reconhecer sua mentira e não dar “o braço a torcer”. Sente-se envergonhado com as mentiras e prefere mantê-la na obscuridade, mesmo que isso prejudique outrem, e não importa a quem quando se tem a maldade casada com a mentira prejudicial. O ser humano é assim. Ele nasce bom e também nasce ruim. O ser humano é verdadeiro e falso. Morre e mata. Fala verdades e mente muito bem.

A dualidade e a dialética estão intrínsecas na vida social do homem. Como ele nasce e vive em sociedade, precisa das pessoas para se relacionar, daí, a necessidade do ser humano em conviver realizando ações e práticas voltadas para o bem e para o mal. Poucos vivem do bem no mundo que cultua crueldade e mentiras. O ser humano é contraditório. Ele existe para viver, matar, mentir e morrer. Alguns morrem com a verdade e muitos morrem com a mentira sendo vítima ou sustentando a sua. Alguém em questionamento pode aferir que a maioria das pessoas não mentem e praticam o bem, mas também pode perceber que o mundo em que vivemos mostra, evidencia, atesta que o homem está embriagado por inveja, sede de dinheiro e egoísmo. Assim, torna-se difícil aceitar que a maioria é do bem e da verdade. Continuo acreditando que ser verdadeiro está difícil, embora poucos façam esse esforço.



Quantos casos já testemunhamos de pessoas que receberam ajudas de parentes e amigos, conseguiram sair do “buraco” e, depois da conquista, passaram a acreditar em mentiras, e deixou de falar com quem ajudou? E, ao invés do agradecimento e reconhecimento, veio o esquecimento sustentado por mentiras oriundas de hipócritas que, na prática fizeram o contrário e torciam para o fracasso daqueles que receberam a ajuda. Isso está no dia-a-dia das pessoas em qualquer lugar. É complicado desfazer uma mentira injusta quando ela é feita por profissionais do ato de mentir: os hipócritas.


Outro caso comum é alguém fazer o bem e, um hipócrita transformar esse ato em mentira, passando à sociedade que foi outra pessoa que fez, só para tirar o mérito de quem merece. Isso acontece geralmente quando existe uma “ideologia maldosa” por trás do ideal das pessoas.
A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos (Wikipedia).




O que o ser humano é capaz de fazer para obter dinheiro, status, sucesso, poder? Será que a mentira não é um ingrediente que faz parte desse processo em busca do dinheiro?! O homem mente descaradamente para atingir seus objetivos; passam por cima de qualquer pessoa, da família, dos amigos, dos sócios e até dos miseráveis que não têm o que comer. Há pessoas que só conseguem realizar algo com o artifício da mentira. A mentira é boa ou ruim? Há quem defenda que existe mentira necessária que não faz mal, mas penso que, de alguma forma, muito ou pouco, a mentira é ruim e prejudica alguém. Mesmo que mate ou morra, prefiro a verdade. É como canta Bruno Gouveia: “Eu quero alguma verdade. Que me prove que ela existe e que eu não sou um sonhador; que ela esteja do meu lado pra que eu nunca fique só; tenho fé que ainda encontre, se um dia conseguir, vou abrir toda janela pra deixar o sol sair” (Biquíni Cavadão).


Portanto, os hipócritas mantêm uma horta de mentiras prontas para envenenar as pessoas de bem no contexto social em que vivem. O ruim da mentira é quando ela não é desfeita, porém, está na consciência das pessoas que conhecem o caráter da vítima e do mentiroso, acreditar na verdade daquele que explica os fatos com olhar e o saber da confiança e da segurança daquilo que afirma, e o mais importante, que prova, mesmo sabendo que os hipócritas não dão ouvidos.

Por Cledenilson Moreira


Comentários