TEXTO ARGUMENTATIVO


Estudo sobre Texto argumentativo.

Esta atividade foi proposta para duas turmas de Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Ocila Bezerril na disciplina de Português.

Coloquei a postagem no blog para servir de suporte a professores, estudantes e outros interessados em estudos sobre texto argumentativo.
Não foi proposto um gênero textual específico, mas poderia ser uma carta argumentativa, artigo de opinião, editorial, etc.

É um bom conteúdo para vestibulares, cursos e concursos.

Ler é uma atividade intelectual cansativa, mas necessária.
O que é melhor? Ler por dever ou ler por prazer?
Não vire inimigo dos livros. Leia!
Leia tudo e qualquer coisa: bula, cartão de vacina e até embalagem de chiclete.

Quem não lê, MORRE!
Quem não lê bula, pode confundir remédio com veneno.
Quem não lê rótulo de soro fisiológico, pode confundir com vaselina líquida.
Quem não lê e entender os sinais de trânsito, pode morrer atropelado.
Então, LEIA!


Joaquim Miranda Pires é filho de uma prostituta que morreu no parto do seu único filho. Joaquim foi criado e educado pela avó. Ele pouco estudou, abandonou os estudos no 6º ano para trabalhar de servente de pedreiro. Precisava ganhar dinheiro. Aos 18 anos conheceu Madalena, menina simples e bonita com quem se juntou e teve um filho. Com seu pouco dinheiro de servente, dava para pagar um aluguel, comprar comida, e com ajuda dos parentes dela, conseguiam “levar a vida”.
Joaquim perdeu o emprego e foi trabalhar noutra cidade. Só aparecia em casa a cada 15 dias. Para sua surpresa, certo dia, ao chegar em casa, encontra sua esposa fazendo uma festa com os amigos e as amigas, e seu filho brincando com os colegas na rua ao lado. A esposa ao vê-lo, terminou a farra e houve uma discussão. Ficaram brigados. Joaquim foi embora e, dois dias depois, recebeu um telefonema de sua irmã, parte do pai, dizendo que sua esposa estava o traindo com o seu melhor amigo. Joaquim volta correndo para falar com a sua irmã e tirar satisfação com a esposa. Sua irmã era uma pessoa de extrema confiança. Outra discussão ocorre e sua esposa confirma que não gosta mais dele, o amor acabou e já está curtindo com outra pessoa. Joaquim sai desesperado e vai embora, humilhado e revoltado.
Joaquim passou a visitar seu filho uma vez por mês na casa da avó que lhe criou. Não via a ex-esposa. Num dia de visita, ele resolveu ir à igreja, falou com o padre e pediu perdão por seus pecados. O padre, que já o conhecia, disse que não sabia qual pecado ele tinha. Na volta à casa de sua avó, no caminho, Joaquim encontra o seu amigo traidor e sua ex-esposa abraçados. Desperta a raiva; a revolta é tão grande que o impulso fala mais forte. Começa uma “pesada” discussão seguida de briga intensa. Joaquim pega uma pedra do calçamento e golpeia a mulher na cabeça. Ele corre, o amante pede ajuda e socorre a mulher. A pedrada é fatal. Ela teve traumatismo craniano e morreu.
Uma semana depois, Joaquim constitui advogado e se entrega a polícia. Movido processo, seis meses depois, o juiz marca o júri popular. Chega o dia do julgamento de Joaquim. O réu Joaquim merece ser absolvido ou condenado? Por quê?

Proposta
Você faz parte do júri e, com base no texto acima, deve condenar ou absolver Joaquim.
Elabore um texto argumentativo com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Posicione-se e coloque os argumentos que sustentam sua opinião. Procure responder a pergunta.

USE APENAS O ESPAÇO DESTINADO A RESPOSTA.
Coloque um título. Organize sua ideias no texto.

Os textos constituem “pérolas” para análise textual.
Veja alguns textos produzidos e observe os seguintes critérios:
ü A proposta foi atendida?
ü O texto atendeu a estrutura argumentativa?
ü Como o texto ficou dividido?
ü O texto apresenta parágrafos? Quantos?
ü O autor se posicionou claramente?
ü O autor argumentou adequadamente? Quais os argumentos elencados?
ü Como o autor trabalhou os argumentos?
ü O autor citou exemplos ou citações que respaldam sua tese?
ü Os argumentos são fortes e convincentes? Ou são vagos?
ü Como o autor conclui o texto?
ü O autor se contradiz?
ü O autor reforça na conclusão a sua tese?
ü Há erros ortográficos?
ü Há erros de concordância?
ü O texto é coeso e coerente?
ü O texto está escrito em prosa?
ü Há redundâncias e ambiguidades?
ü Há erros de pontuação e acentuação gráfica?
ü As ideias estão organizadas e claras?

ALGUNS TEXTOS ESTÃO COM ALGUMAS CORREÇÕES.
Os textos não têm identificação dos autores (alunos).

Clique na foto para aumentar.
















Por Cledenilson Moreira

Comentários

Postar um comentário