Oxi: uma NOVA DROGA que está matando os jovens.

           
Muitos já conhecem o efeito aterrorizante do crack espalhado por todo o Brasil e sabem que existem vários tipos de drogas percorrendo a sociedade: maconha, cocaína, heroína, LSD, Extasy e outras. Agora, no Acre surge uma nova droga, o Oxi, mais poderosa e devastadora. Oxi vem de oxidado, é uma variante do crack. Se o crack vicia e destrói a vida social do indivíduo de forma rápida, o oxi é uma mistura mais forte e perigosa. A diferença é que, na elaboração, ao invés de se acrescentar bicarbonato e amoníaco ao cloridrato de cocaína, como é o caso do crack, adiciona-se querosene e cal virgem para obter o oxi.





Grupos de pesquisadores da ONG Rede Acreana de Redução de Danos – Reard, pesquisou vários usuários na região para estudar a produção e o uso da mescla ou merla e encontrou uma realidade assustadora. Jovens mergulhados no uso do oxi. A mescla é uma espécie de “tia” mais rudimentar do crack, produzida a partir do refugo da cocaína, mais alguns produtos químicos como cal, querosene, acetona, solução de bateria elétrica etc. A droga se espalha entre os jovens de cidades muito pobres com bairros bem desprovidos de assistência social, as pessoas são bem pobres. As casas são de madeira, a maioria na beira dos rios, sem saneamento básico, sem água, sem as mínimas condições de higiene.



Vendido em pedras – que podem ser mais amareladas ou mais brancas, dependendo da quantidade de querosene ou cal virgem, respectivamente – o grande apelo do oxi é justamente o seu preço: enquanto a mescla custa de 5 a 10 reais uma trouxinha que serve 3 cigarros, o oxi é vendido de 2 a 5 reais por 5 pedras. “É uma droga popular, inegavelmente, mas dependendo do período o preço aumenta: se é época de chuva, se a polícia intensifica mais a vigilância”, explica Álvaro Augusto Andrade Mendes da ONG. A maior questão do oxi é que ela é uma droga mais rápida, causa um efeito mais forte, e é a única coisa que vem para eles, eles não têm opção.

Essa falta de opção não poderia ser mais fatal. Altamente aditiva, a pedra é consumida em latinhas com furos, como o crack, o que torna a fumaça mais pura e o efeito ainda mais forte. Mas há casos, também, de consumo de oxi, triturado, em cigarros, misturado à maconha ou ao tabaco, e em pó, aspirado. Seja da maneira que for, o consumo é sempre acompanhado de bebida-cachaça, cerveja, ou coisa pior. “Muitos usam junto com álcool, não o álcool de beber, mas o álcool de tampinha azul, como eles chamam, que eles misturam com suco de groselha”. O “álcool da tampinha azul” nada mais é que álcool etílico, desinfetante usado na limpeza de casas


Para conseguir mais droga e calar a “fissura”, é comum que os usuários se entreguem a pequenos roubos e à prostituição, o que os torna mais vulneráveis à AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis, ainda mais porque, sem atenção do poder público, o conhecimento sobre sexo seguro é muito pouco entre essa população

Extremamente nocivo ao organismo, o uso do oxi perturba o sistema nervoso central e leva à “paranóia”, ao medo constante. Mas vai além disso: “Eles ficam nervosos, há emagrecimento rápido, ficam com cor amarelada, têm problemas de fígado, dores estomacais, dores de cabeça, náuseas, vômitos, diarréia constante.

Este Post foi elaborado a partir de uma matéria divulgada na rede mundial pelos pesquisadores da ONG Rede Acreana de Redução de Danos – Reard. Nosso blog aderiu ao combate às drogas e procura divulgar o perigo de seu consumo para evitar danos aos jovens. O oxi é uma droga que está se alastrando e deve ser pauta de muito debate ainda este ano. Ajude a divulgar e combatê-lo.  Diga não às drogas! Diga não ao Oxi!

Por Cledenilson Moreira – http://clednews.blogspot.com/

Comentários

  1. Há quem diga que não gosta de brega, mas há muita sabedoria vinda do Reginaldo Rossi que em 1992 na campanha de Jurandir Marinho para prefeito de Canguaretama/RN em meio a euforia de suas prosopopéias acompanhado pela banda Terríveis disse: - Jurandir, hoje em dia os jovens fumam maconha, crack, cheiram cocaína, no nosso tempo a gente cheirava a “xereca” das meninas!.
    Nossa juventude está perdida hoje, é o resultado da fragilidade e da perda dos valores de algo de tamanha importância na vida de todo indivíduo, a família, sem ela, nada podemos fazer, ela é o alicerce para a vida, podem construir quantas clínicas para tratamento quantos forem as dúzias de viciados no Brasil, podem requisitar até mesmo todo o recurso de armas do país pra combater o tráfico, mas nada dará resultado nem ensinará aos filhos os valores que deveriam ser realidade na vida dos pais.

    Ensina o menino o caminho em que deve andar e quando estiver velho, não se desviará dele. Pv 22:6.

    ResponderExcluir
  2. Ao rubro-negro e esguio amigo Cledenilson,

    As salas de aulas podem ser vistas, a grosso modo, como cápsulas protetoras, que abrigam crianças que, num futuro breve, constituirá uma sociedade hígida e menos desumana. Assim como o casulo do bicho da seda que protege a larva até a sua fase de mariposa, quando estará preparado para reproduzir-se e alçar voos mais altos e seguros, as escolas e seus professores cuidam de nossas crianças para, de forma gradativa e civilizada, serem eclodidas de seus "clásulos" com um conhecimento, em constantante desenvolvimento, das ciências humanas, biomédicas, tecnológicas sedimentadas. Sabe-se que esse modelo é o ideal e que nossos professores inovam e desbravam debelando todas as dificuldades. Fora da escola, no mundo real, o aluno e cidadão - em seu sentido lato - se depara com todas as adversidades que a vida contemporânea pode propor. Indagações e assertivas como: que profissão quero seguir? em que irei trabalhar? e por quê o governo não ajuda? isso não é responsabilidade minha, o negócio é se dar bem... vamos tomar uma cervejinha, aahhh! você não fuma? Quando cescer quero ser jogador de futebol, quero ser um CRAQUE... KRAC? ou CRACK? Essa reforma da lígua portuguesa me deixa confuso!
    É verdade caro amigo, temos que valorizar os talentos e, para não ter mais confusão, devemos extirpar o CRACK, OU CRAQUE? ACHO QUE CRAKERS.
    Fomentar, além da educação, mais um canal de comunicação que retrata com proximidade a realidade do nosso, se permitir, município de Pedro Velho é deveras importante. Fortalecer a compreensão da realidade local oferecendo informações substanciais é, no mínimo, admirável. Demonstra compromisso, amor, dedicação, contribuição, otimismo, vanguardismo. São palavras que expressam sentimentos que as vezes bradam uníssono A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR, UM PAÍS, UMA CIDADE, UM CIDADÃO UMA VIDA, UM MOMENTO!
    Amigo, a sala cresceu! agora é a cidade e o mundo virtual quem atenta as suas colocações. Sem titubear posso afirmar que, agindo assim, você é um CRAQUE! Parabéns pelo BLOG.

    Saudações

    Felipe Bezerril Marques.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Felipe e o pessoal anônimo pela contribuição ao blog. Hj o blog tornou-se o meio de informação mais visitado sobre Pedro Velho com mais de 4000 acessos em 3 meses. Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de receber mais informação, trabvalho com a população de rua e o unico recurso e dos nossos proprio salario, mas a informação que estão passando é excelente, continue nos alertado e alertado os jovens, vamos juntos defender o direito a vida

    ResponderExcluir
  5. Cada vez + dominando os jovens.

    Cade a nova geração;
    Cade as uatoridades;
    Cade os destruídores da nação;
    Nessa hora ninguém da as cara, mas pessoas assim como quem fez esse blog sabe q a vida é curta e bonita e pra que diminuir ela + ainda...
    Jovens Vamos reagir contra essa DROGA q mata e acaba com sonhos....

    ResponderExcluir
  6. E triste ver o nosso pais cada vez mais se afundando nas drogas! ainda ão de muitos ainda morrer por causa de droga, trafico , prostituiçao, falta de comida e saneamento basico entres outras coisas... sera que um dia o brasil supera isso? quem sabe responder?

    ResponderExcluir
  7. tomara que essa juventude tome consiencia que essa droga mata mesmo sem dó,quem sabe assim eles parem de usar essa porcaria que so destroi lares e tudo que tem a sua volta..

    ResponderExcluir

Postar um comentário