Essas eleições foram marcadas pelo ridículo espetáculo disfarçado de democracia. Quem deixou de trabalhar com a bola arriscou na candidatura e alguns conseguiram a vitória; outros fracassaram. As mulheres da fruticultura também lançaram candidaturas: mulher-melão e mulher-pêra. Para completar, o ex-candidato ao governo do DF indeferido pela Lei da Ficha Limpa Joaquim Roriz, colocou sua esposa Weslian Roriz como candidata tipicamente “laranja”.
Meu questionamento repousa na seguinte questão: política é coisa séria ou palhaçada? É por meio da política que a vida de um povo é definida. É por meio da política que sabemos como vão ser elaborados e aplicados os projetos em favor da educação, saúde, habitação, assistência social, agricultura, economia, limpeza pública, segurança, esporte e cultura. É pela política que serão definidas leis para vida social dos indivíduos.
Diante dessa questão, podemos aferir quem terá o poder de decidir, elaborar, aplicar e votar nesses projetos e nessas leis. Sabemos que em todos os segmentos do poder: Executivo, Legislativo e Judiciário têm pessoas eleitas pelo povo e escolhidas para uma função importante com poderes de decisão. Isso em nível municipal, estadual e federal.
No Congresso Federal (órgão de extrema importância para definição da vida pública nacional) temos muitos políticos que não fazem nada para o bem do povo e não legislam com o compromisso e a responsabilidade que lhes foram conferidas pelo voto popular.
No entanto, gostaria de entender o que leva milhões de pessoas a votarem em candidatos que não entendem nada de política. Utilizam-se da fama para ocupar cargos públicos sem saber o que é ser legislador. Há um argumento de que “se os que estão no Congresso ou nas Casas Legislativas não fazem nada, os famosos podem fazer um pouco mais do que o nada”. A que ponto chegamos!!! Não seria mais honesto falar que “quando não se sustenta mais na mídia por que não se tem talento ou já saturou na profissão, agora é a hora de ganhar dinheiro com cargos públicos”! Veja um caso: a mulher-melão foi perguntada no Programa Superpop da Luciana Gimenez sobre o que é indeferir. Ela disse que não sabia. Ufa! Graças. Ela não ganhou!
Entendendo que política é coisa séria, não dá para compreender por que essas pessoas ainda tiveram tantos votos. Votos de protesto? Que protesto tiririca é esse que procura corrigir os políticos ruins com os piores? Ah, por falar em protesto tiririca, o Deputado Federal mais votado do país foi o Tiririca com 1.353.820 votos. O povo brasileiro está tão indignado com as palhaçadas do Congresso que resolveu colocar lá um palhaço de verdade. Foi um protesto inteligente do ponto de vista do descrédito que os nossos congressistas passam ao povo, mas um voto ridículo quando se trata de um candidato que não sabe ler nem escrever. Além disso, ele brinca com coisa séria, pois brincar com política é colocar em risco a vida do povo e a democracia. Coisa de palhaço. Claro! Talvez o palhaço campeão de voto não chegue a entrar no circo. A justiça eleitoral investiga falsificação de documento que atesta a alfabetização do candidato. O TSE já retirou do Sistema na Internet o nome do Tiririca como Deputado Federal no RJ.
Mas temos alguma coisa a comemorar; ficamos livres de maus políticos como: Fernando Collor (PTB-AL), Joaquim Roriz (DF), Arthur Virgilio (PSDB-AM), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Marco Maciel (DEM-PE), Efraim Morais (DEM-PB), Heráclito Fortes (DEM-PI) e Mão Santa (PSC-PI), Germano Rigotto (PMDB) Rio Grande do Sul e César Maia (DEM) Rio de Janeiro. Do grupo dos “contra Lula” que parecia ter um desgaste eleitoral, salvou-se apenas José Agripino Maia (RN). A Senadora Wilma de Faria, que tinha apoio de Lula não conseguiu derrotar o rival e ficou em 3º lugar. Dizem que a “gripe” do RN continua no Congresso.
Enfim, enquanto muitos lutam pelo voto consciente, fruto de um eleitor informado e também consciente; a vitória ficou por conta do voto ridículo da palhaçada.
Confira eleitos
Deputado Federal: Danrlei (PTB-RS) - 173.787 votos
Romário (PSB-RJ) - 146.859 votos
Roberto Dinamite (PMDB-RJ) - 39.730 votos
Deputado Estadual: Marques (PTB-MG) - 153.225 votos
Bebeto (PDT-RJ) - 28.328 votos
Confira fracassados:
Deputado Federal: Marcelinho Carioca (PSB-SP) - 62.399 votos
Popó (PRB-BA) - 60.338 votos
Vampeta (PTB-SP) - 15.300 votos
Pampa (vôlei) (PV-SP) - 7.342 votos
Maguila (PTN-SP) - 2.951 votos
Barbosa (técnico de basquete) (PDT-SP) - 2.687 votos
Deputado Estadual:
Dinei (PDT-SP) - 18.276 votos
Ademir da Guia (PPS-SP) - 17.196 votos
Robgol (PDT-PA) - 11.814 votos
Túlio Maravilha (PMDB-GO) - 4.526 - votos
Valdir Espinosa (PDT-RJ) - 2.292 - votos
Rebeca Gusmão (PC do B-DF) - 437 - votos
Harlei (PSDB-GO) - 167 - votos
Renner, da dupla, Rick e Renner foi candidato a Senador em Goiás.




Cled eres o melhorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
ResponderExcluirbjos!!!!
Ótimo texto!!! Parabéns Cled, vc sim é o cara!!!
ResponderExcluirA Educação de Pedro Velho precisa de mais professores com o seu nível de criticidade,com a sua formação e com a sua visão. Vá em frente sociólogo, você tá no caminho certo. Abraço!
ResponderExcluirSe os políticos de Pedro Velho conhecessem o verbo ler! Quanta informação boa e útil pra eles seria o seu blog. Parabéns!
ResponderExcluirIsso não é diferente do restante de nosso país, e como conhecemos inúmeros exemplos de palhaços desse porte,por isso não devemos nos assustar. Quantos de nós votamos ou apreciamos pessoas desse nível nos representar ou melhor nos humilhar nessas assembléias da vida, que passam o tempo em nada fazer, a não ser estorquindo o poder executivo por mais e mais quantias de dinheiro em proveito próprio ou se suas humildes e carentes famílias. Sabemos quem são e nada fazemos para reverter essa situação;continuamos a reproduzir, a reproduzir... Ainda dizem que o voto é o exercício da cidadania. Que voto, que povo é esse e que cidadania. Que Brasis são esses?!!!
ResponderExcluirFaltou colocar a Cameron Brasil que fez campanha sensual e sexual pedindo voto para o número bem sugestivo 1969, o 69 ficava de deitado. Ela dizia: "Vote com prazeeeeeeeeeeer e satisfaçãaaaaao"" Pode? Vcs precisavam ver o traje...
ResponderExcluirAcho que vc tem rzão Cled! mas agente não deve esquecer que na nossa cidade é assim. O que Jalmir Lenivaldo e companhia entendem de política?
ResponderExcluirO povo deveria ter conhecimento que se 1/3 da população votasse nulo a eleição não poderia ocorrer com os atuais canditados.
ResponderExcluirabraço