Pontos Turísticos e históricos de Pedro Velho-RN

                

Pedro Oi-RN: uma terra de encantos - rica em história.
O que fazer para preservar a memória de um povo diante da falta de apoio e boa vontade para garantir o nosso patrimônio histórico? É louvável a luta do senhor Jaldemar Nunes, mas onde estão as condições para ajudá-lo na preservaçao de nossa rica história?


Igreja de São Francisco de Assis - Pedro Velho-RN. Uma das mais belas igrejas do RN. Encanta pela arquitetura.

Torre da Igreja de São Francisco de Assis - Pedro Velho-RN
A paróquia, sob invocação de São Francisco, foi criada em 11 de fevereiro de 1922. A sagração a São Francisco, como padroeiro da cidade de Pedro Velho, parece representar uma relação de cidadania e de crença que dá forma às ações das pessoas. A ação conjunta dos cidadãos ao reconstruir a cidade tem um significado social e religioso, mas indica também uma faceta cultural, a superstição. Tradicionalmente celebra-se a festa do padroeiro, São Francisco de Assis, a 4 de outubro.
Vista do centro de Pedro Velho-RN
Em dezembro de 1907, faleceu Pedro Velho de Albuquerque Maranhão[1], a mais fascinante  expressão dominadora da política norte rio-grandense.
No dia 26 de novembro de 1908, a Vila Nova, que ainda não possuía uma tradição toponímica, foi transformada em município, com a denominação de PEDRO VELHO, uma homenagem ao organizador da República no Rio Grande do Norte.
 Segundo Jeanne Fonseca Leite Nesi[2], não existia qualquer ligação material ou moral entre o nosso primeiro Governador e a Vila Nova, porém PEDRO VELHO havia falecido no ano anterior e seus correligionários, saudosos e gratos, adotaram o seu nome na Vila, desaparecendo a denominação de Vila Nova. Já o senhor Daniel Galvão afirma que o nome “Pedro Velho” foi dado ao município devido à família Albuquerque Maranhão e pela personagem de Pedro Velho como republicano maior do Estado, um homem de grande influência com o Marechal Deodoro da Fonseca, Quintino Bocaiúva, Benjamim Constante, Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves que foram grandes personagens da República.


[1] Foi o republicano de maior expressão do Estado do Rio Grande do Norte, sendo o primeiro Governador do Estado. Membro de  uma  das famílias mais importantes do Nordeste Brasileiro.(Cf. Daniel Galvão)
[2] Arquiteta  e Diretora do Centro de Documentação Cultural da Fundação José Augusto. Natal- RN e Diretora Sub-Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Natal – RN. Publicou  matéria no “Jornal O POTI” de 22 de março de 1992 sobre o histórico da cidade de Pedro Velho.
Fonte desta foto: http://www.pedrovelho.tk/ - site desenvolvido por Alexandre Bezerril.
Samaumeira: a árvore de nossa história conhecida por "Pau Grande".
O que restou da Capela de Santa Rita. Os relatos indicam que durante a enchente do rio Curimataú, as pessoas se abrigaram na Capela para sobreviver e não serem levadas pelas águas.

A Capela de Santa Rita vista no seu interior. O que fazer para conservá-la? O que fazer para manter viva nossa memória e nosso patrimônio histórico e cultural?
Foto panorâmica da rua 12 de outubro em Pedro Velho-RN



Pedro Velho até hoje tem como um dos pontos turísticos uma árvore denominada Samaumeira (Seiba Petandra) conhecida por “Pau Grande”. Essa árvore constitui uma das maiores do Estado. Segundo o senhor Jaldemar Nunes[1] ela faz parte da família das bombacáceas e foi plantada na velha Cuitezeiras por Francisco Barbosa de Oliveira[2] que trouxe as sementes da Amazônia por volta do final do século XIX.




[1] 3º Sargento da Polícia Militar. Nascido em 27 de abril de 1935,é protetor do patrimônio histórico da cidade de Pedro Velho. Um dos moradores mais antigos.
[2] Antigo morador da Cuitezeiras, viajou para o Estado do Amazonas para trabalhar na produção de borracha, depois de trinta anos, voltou para sua terra natal trazendo na bagagem sementes de samaumeiras, nas quais plantou algumas que até hoje permancecem vivas: é o caso da mais famosa, o “Pau Grande”. Afirma o Sr. Jaldemar Nunes.

Comenta-se que é preciso 30 homens para abraçar o tronco da Samaumeira (Pau Grande).
Igreja Matriz de São Francisco de Assis
Padroeiro de Pedro Velho-RN

A identidade religiosa dos moradores de Pedro Velho vai estabelecer uma parceria entre a geografia, o social e religioso, que têm em Santa Rita de Cássia, o elo capaz de proporcionar as ações de produzir no cotidiano a sobrevivência formal dos habitantes, que numa dinâmica (de ação e religiosidade), passa a ter em São Francisco, o novo padroeiro da cidade. Como afirma o professor Anelino Francisco (UFRN, 1997).
Capela de Santa Rita de Cássia. Destruída após enchente do rio Curimataú que devastou a Vila.
Erigiram uma capela em honra de Santa Rita de Cássia, em torno da qual se edificaram as primeiras moradias. A capela foi benta em 1862. O povoado situava-se no sítio adquirido por Cláudio José da Piedade no início do século XIX.

Em breve: Fotos e textos do Cristo e da Igreja de Carnaúba, Cuité e comunidades rurais.
Fonte de texto: Monografia:
ATIVIDADES SOCIAIS NA FEIRA DE PEDRO VELHO-RN

Por  Cledenilson Valdevino Moreira

Natal, abril de 2002


Comentários

  1. Beleza Teteilson seu blogue tem fotos muito boa dessa cidade, abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. eu vagner lopes conheci esta cidade ,mais confeço q adorei as festa de padroeiro dai, apezar de ser muito pequena.......fui;

    ResponderExcluir
  3. ronaldo brasilia eu ronaldo so filho desta cidade amo de coracao

    ResponderExcluir
  4. lindo de mais,eu que moro nessa cidade eu sou encantada imagine quem ver por foto!!

    ResponderExcluir
  5. ESTOU PROCURANDO PARENTES DE MINHA MÃE(AMELIA MAGNO DA SILVA) QUE MORAVAM EM PEDRO VELHO.MEU AVô(JERÕNCIO VIEIRA DA SILVA) PAI DE MINHA MÃE VêIO PRA BELÉM-PA E SÓ SE COMUNICAVA COM SUA IRMÃ (ADELAIDE VIEIRA DA SILVA)QUE RESIDIA EM PEDRO VELHO.DESDE QUE MEU AVô FALECEU NÃO TIVEMOS MAIS NOTÍCIAS.GOSTARIAMOS MUITO DE TER NOTÍCIAS........ (di.alfaia@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Postar um comentário